Símbolo do Jornal do Médico
Jornal do Médico
ANO IV - ED. XXI - (JAN/FEV 2008)
Fortaleza - Ceará - Brasil
Espaço "Oftalmologista Waldo Pessoa"
SAC - Sociedade de Assistência aos Cegos
Presidenta Maria Joselia Sá e Almeida


Imagem do Símbolo da SAC
Foto do Jornal do Médico
Foto do Jornal do Médico

Esse espaço é cedido a SAC- Sociedade de Assistências aos Cegos com o objetivo de manter sempre em evidência o nome do seu grande patrono e fundador Waldo Pessoa que com tanto amor e competência exerceu a especialidade de Oftalmologia.

Um pequeno Histórico da SAC Sociedade de Assistência aos Cegos

Quem somos? O que fazemos? Quem foi Dr. Waldo Pessoa?

A Sociedade de Assistência aos cegos foi fundada 29 de setembro de 1942, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos que atua na área de educação, saúde, profissionalização e inserção social das pessoas portadoras de cegueira.
 
A principal atividade filantrópica da entidade é a abordagem da problemática da cegueira nos aspectos biopsicossociais. A SAC promove a integração do deficiente visual na sociedade, propiciando a conquista de cidadania pelos mesmos. Na escola que mantém, educa e socializa alunos cegos e portadores de visão subnormal.

Waldo Pessoa, Quem foi? Um cientista da oftalmologia, reconhecido pela categoria oftalmológica como referência e paradigma para outros profissionais. Nos 42 anos de exercícios da profissão, honrou-a e priorizou as obras de caráter social como seu postulado de vida, tendo como epíteto a sociedade de assistência aos cegos, onde dedicou mais de 40 anos de serviços prestados com extremado amor e competência, tanto como seu presidente ou oftalmologista.

Na Sociedade de Assistência aos cegos a sua passagem como oftalmologista e presidente está registrada nas grandes conquistas da entidade: criação e fundação do seu banco de olhos com a central de transplante que, por decreto do Governador Cid Gomes leva seu nome.

O doutor Francisco Waldo Pessoa de Almeida , foi assassinado no dia 14 de dezembro de 2006, vitima de assalto, que chocou e emocionou toda sociedade cearense.

Aguardem a próxima edição para saber mais sobre a Sociedade de Assistência aos Cegos, sobre a Presidência de Maria Josélia Sá e Almeida.

Nota de esclarecimento:
O Médico Waldo Pessoa não fundou a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC e sim, trabalhou nela por mais de 40 anos como oftalmologista sempre visando resolver a problemática da cegueira em nosso Estado. Na época que foi brutalmente assassinado estava no segundo mandado como Presidente da SAC. Parabéns ao Jornal do Médico pela divulgação.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie mensagem para sac@secrel.com.br