Símbolo da Revista MÉDICO REPÓRTER
Revista MÉDICO REPÓRTER
ANO 6 - N. 59 - SETEMBRO 2004
Barueri - São Paulo - Brasil

Sociedade de
Assistência aos Cegos

      A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) é uma instituição fundada em 1942, durante o período da 2a Guerra Mundial, pelo médico oftalmologista Dr. Hélio Góes Ferreira, juntamente com o padre Arquimedes Bruno e o Desembargador Eugênio Avelar Rocha. A Sociedade oferece serviços nas áreas de saúde, educação, profissionalização e integração social para todas as pessoas portadora de cegueira total e outras patologias que ocasionam baixa visual.

      Conta com uma equipe de 34 médicos oftalmologistas e 9 anestesistas que prestam serviços terceirizados a esta entidade. O setor de saúde, que é o gerador de recursos para manutenção da área de educação e sustentação dessa casa, realiza também ações filantrópicas tanto na Grande Fortaleza como no interior do Estado do Ceará. Anualmente essas ações de prevenção de cegueira são realizadas em caráter filantrópico pelos médicos voluntários da SAC no maciço de Baturité, abrangendo todas as cidades de serra como: Pacoti, Guararniranga, Mulungu, Baturité, entre outras.

 

Foto da Revista MÉDICO REPÓRTER

      Em 1943, foi fundado junto ao SAC o Instituto de Cegos do Ceará, que é uma escola pioneira no Estado para os deficientes visuais. Possui urna biblioteca Braille, criada nos anos 70, que promove atividades como: oficinas de textos, narrações de histórias, vídeos, iniciação à leitura em Braille, além de orientar a pesquisa escolar. Através do setor de profissionalização, ministra cursos que visam promover o desenvolvimento profissional da pessoa cega e portadores de deficiência visual.

      O grande volume de cursos ofertados, tais como: operador de câmara escura, fabricação de vassouras, empacotamento, bijuteria, tapeçaria, datilografia em Braille, áudio locução, telemarketing, DOSVOX (sistema que permite à pessoa cega usar o computador), faz com que o deficiente possa conquistar o seu lugar no mercado de trabalho, garantindo assim sua dignidade.

      O Hospital Alberto Baquit Júnior é parte da Sociedade de Assistência aos Cegos. Especializado em patologias oftalmológicas, está aparelhado com equipamentos de última geração para a realização de cirurgias e diagnósticos clínicos, sempre com o objetivo de reverter ou minimizar a cegueira. outros setores também são fundamentais para o sucesso da SAC, como Unidade Oftalmológica leda Otoch Baquit, Unidade de Prevenção à Cegueira Cel. José Bezerra de Arruda e Banco de olhos do Ceará.

      A SAC recebeu em 2001 uma homenagem do Conselho Brasileiro de Oftalmologia em reconhecimento às ações na promoção da saúde ocular da população.

     Contatos: Josélia Almeida
      End: Av. Bezerra de Menezes, 592 - São Gerardo
      Fortaleza - CE - CEP 60325-004
      Tel: (85) 281-6111 / (85) 283-2250
      e-mail: sac@secrel.com.br 
      site: www.sac.org.br


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC