Símbolo do MPCE - Ministério Público do Ceará
MPCE - Ministério Público do Ceará
Segunda-feira - 21-11-2016
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.mpce.mp.br/2016/11/21/ouvidoria-geral-lanca-cartilha-em-braille-sobre-o-ministerio-publico-do-ceara/
Ouvidoria-Geral lança cartilha em Braille sobre o Ministério Público do Ceará


Foto do Ministério Público do Ceará

As atividades desenvolvidas pelo Ministério Público cearense, informações acerca da história, a forma de atuação, estrutura organizacional e os projetos institucionais do Ministério Público são informações que compõem a cartilha “Conhecendo o Ministério Público”, agora com edição em Braille. O lançamento da cartilha direcionada às pessoas cegas, idealizada pela Ouvidoria-Geral do MPCE, ocorreu na tarde desta segunda-feira (21) na sede da Sociedade de Assistência aos Cegos.

 

A cerimônia de lançamento contou com a presença da ouvidora-geral do MPCE, procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa Campos, do coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), promotor de Justiça Hugo Porto, representando o procurador-geral de Justiça Plácido Barroso Rios, e da procuradora de Justiça Antônia Elsuérdia Silva de Andrade. A mesa solene foi composta ainda pela presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Lizelia Sá e Almeida; a diretora do Instituto Hélio Góes, Luiza Emilia Neves; o coordenador de Projetos da SAC, Paulo Roberto Cândido de Oliveira, o presidente da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC), Francisco Ferreira da Silva; e a representante do Instituto Cearense de Educação de Surdos, Júlia Feitosa.

A ouvidora do MPCE lembrou que a cartilha é parte do programa “Conhecendo o Ministério Público”, iniciado em 2014 pela Ouvidoria Geral, e que a ideia de lançar a edição em Braille é da atual vice-ouvidora, procuradora de Justiça Maria Magnólia Barbosa. O objetivo da nova gestão é tornar a Ouvidoria mais ativa, inclusiva e interligada com os demais órgãos e instituições. “É um gesto simples e simbólico, mas de grande significado para nós. Revigora nosso sentido de trabalhar para o ser humano e fortalecer os direitos humanos das pessoas que se encontram ainda precisando de apoio para ter assegurada a sua dignidade”, afirmou.

O ex-aluno do Instituto Hélio Góes, Ítalo Guttyerrez, fez uma apresentação musical durante o evento e foi um dos primeiros a receber a cartilha em braille. “Eu sou revisor e trabalho com Braille profissionalmente há pouco mais de dois anos e agradeço essa publicação que é de grande importância para formar cidadãos”, destacou. A presidente da SAC, Lizelia Sá e Almeida, agradeceu o apoio do MPCE com a distribuição da cartilha que permitirá mais acesso ao Sistema de Justiça.

O coordenador do CAOCidadania parabenizou a iniciativa da Ouvidoria-Geral do MP e da Sociedade de Assistência aos Cegos, reafirmando o papel do Ministério Público de transformação social. “Além da vertente mais conhecida do Ministério Público que é a de combate a corrupção e combate a criminalidade, somos indutores de transformações e articuladores políticos em busca de produzir melhores resultados e qualidade para os cidadãos”, afirmou.

Foto: Edimar Soares/MPCE


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior