MEDALHA DR. HÉLIO GÓES FERREIRA


Medalha Dr. Hélio Góes Ferreira

       A Medalha Dr. Hélio Góes Ferreira foi criada no ano 2002 pela Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC com objetivo de agraciar a todos que contribuíram pelo desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais em particular os deficientes visuais assistidos pela SAC.

       A primeira festa de entrega da Medalha Dr. Hélio Góes Ferreira foi em 19 de Setembro de 2002, no ano em que a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC completou os seus 60 anos de fundação, os agraciados foram: o primeiro presidente da SAC o Padre Arquimedes Bruno, o Professor Madaleno Girão Barroso e o médico Sylvio Idelburque Leal. Receberam também por relevantes serviços prestados à instituição o Título de Sócio Benemérito da SAC o Sr. Governador do Estado do Ceará Beni Veras, e os empresários José Dias Macedo, Wanderley Rezende e Alberto Baquit. Na ocasião foi lançado o livro Ensinando a Ver o Mundo, escrito pelo jornalista e escritor Blanchard Girão que conta a trajetória dos 60 anos da Entidade. Apresentações artísticas também abrilhantaram a festa com destaque a peça "Vida de Cego é uma Comédia", encenadas por alunos e assistidos da instituição. Detalhes da festa.

       A segunda festa de entrega da Medalha Dr. Hélio Góes Ferreira foi em 18 de Setembro de 2004, ano em que a Entidade completou os seus 62 anos de fundação, os agraciados foram: dona Yolanda Queiroz, o empresário Ivan Rodrigues Bezerra e o Dr. Valdemar de Alcântara (presidente da SAC entre 1961 e 1964, "in memoriam"). Receberam também por relevantes serviços prestados à instituição o Título de Sócio Benemérito da SAC, a dona Dirce Bonavides Borges, Severino Gomes de Oliveira, Tarcíso Faria Freitas e José Horácio Marques ("in memoriam"). A SAC homenageou  o Jornal Diário do Nordeste com uma placa, descerrada pela presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz, pelos 10 anos de impressão do Jornal em Braille pela SAC. Um dos momentos de destaque da solenidade foi o lançamento da pedra fundamental para a construção do Hospital da Sociedade de Assistência aos Cegos, na própria sede da Entidade.  Também chamou atenção na festa a peça "Romeu e Julieta no Sertão do Ceará", encenada pelo grupo "Tudo a Ver", formado por alunos do Projeto Pedagógico Cultural do Instituto dos Cegos.

       A terceira festa de entrega da Medalha Dr. Hélio Góes Ferreira foi em 19 de Setembro de 2006, ano em que a Entidade completou os seus 64 anos de fundação, os agraciados foram: Professor José Antonio Borges, General Francisco Batista Torres de Melo e o Coronel José Ananias Duarte Frota. Receberam também o Título de Sócio Benemérito da SAC, a Sra. Gláucia Galvão, Dr. José Valdo Silva, Dr. Francisco das Chagas Fernandes e Dr. José Tarcísio Pinheiro. Apresentou-se o Grupo Folclórico do Projeto Pedagógico Cultural "Tudo a Ver" formado por alunos desta Entidade. Detalhes da festa.
 


Volta

E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@sac.org.br