Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 23-01-2000

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Coelce inicia distribuição de contas impressas em braile


Além das contas em braile, a Coelce desenvolve outros serviços de cidadania como o atendimento para surdos-mudos em três agências de serviços.

Uma iniciativa pioneira no Brasil está beneficiando deficientes visuais cearenses. Na última semana, foram entregues as três primeiras contas de luz em braile para usuários da companhia. Impressos pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), os extratos trazem todas as informações da conta normal, como consumo do mês, valor da conta e data do vencimento. O serviço foi possível a partir de uma parceria entre Coelce e SAC, que imprime as contas.

O assessor de informática da SAC, Alexandre Almeida, destaca que a Coelce teve a iniciativa de procurar a Sociedade."É um serviço inédito no Brasil e seria ótimo se outras empresas, como a Cagece e a Telemar, tivessem a mesma idéia. Os custos são baixos e a SAC está aberta a novas parcerias", afirma. O cadastramento está sendo feito na SAC, que envia a relação para a Coelce. "Além das três pessoas que receberam os primeiros extratos, já temos outros cadastrados que só não receberam porque ainda não chegou a data do vencimento", revela.

A Coelce está colocando em prática outros serviços de cidadania. Em dezembro, três agências de serviços (Carlito Pamplona, Centro e Aldeota) passaram a contar com pessoal qualificado para atender aos surdos-mudos. Nesta semana, a companhia inaugura duas cabines telefônicas na comunidade Rosalina (Parque Dois Irmãos) e no Conjunto Ceará. Por meio dos telefones, os moradores poderão ligar gratuitamente para os números de atendimento (196 e 120) e resolver seus problemas com a Coelce.

Serviço: Os interessados podem procurar a Sociedade de Assistênci aos Cegos (SAC) na rua Padre Anchieta, 1.400 (esquina com av. Bezerra de Menezes) ou entrar em contato com os telefones 281-6111 ou 281-4377, ramais 214 e 241. Procurar as assistentes sociais Cláudia ou Socorro.

O   C I D A D Ã O

Foto do Jornal O POVO

Carlizeth: "já pensou extrato bancário em braile?"

Passo para a cidadania

Para Maria Carlizeth da Silva, a conta de luz em braile é um grande passo em prol da cidadania dos deficientes visuais. "E se mais documentos passarem da impressão em tinta para a impressão em braile, melhor ainda. Já pensou conta de telefone e extrato bancário em braile", afirma. A conta da residência de Carlizeth chegou na sexta-feira.

Ela tomou conhecimento do serviço da Coelce por trabalhar no setor de imprensa da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). "Fui uma das primeiras a saber da novidade e logo me ofereci para fazer parte", conta. Carlizeth explica que a conta vem em nome do seu pai, Manoel Pereira da Silva, e que agora ela pode se oferecer para ir pagá-la quando outros membros da família não puderem. "O maior lance é a gente pode ler o extrato sem a ajuda das pessoas. Além disso, a conta em braile será muito importante para quem mora só", diz.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC