Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quarta-feira - 19-07-2000

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
2° Grau pelo Jornal: edição em braille


A Sociedade de Assistência aos Cegos vai utilizar o 2° Grau pelo Jornal para garantir a escolaridade a deficientes visuais.

    Deficientes visuais atendidos pela Sociedade de Assistência aos Cegos vão ter a oportunidade de terminar o ensino médio. Um convênio com a Fundação Demócrito Rocha, promotora do programa 2° Grau pelo Jornal, vai permitir a transcrição dos fascículos para o alfabeto braille, tornando-os acessíveis aos portadores de deficiência visual.

Foto do Jornal O POVO

    Para Cláudia Pinheiro, assistente social da Sociedade, há um grande público interessado em concluir o 2° Grau. Atualmente, a entidade atende 140 cegos, que cursam até a 4ª série (antigo 1° grau menor). A partir daí, eles são encaminhados para salas de aulas regulares, onde dividem espaço com alunos não-cegos, e são ajudados por professores itinerantes. A dificuldade inicial contribui para a evasão escolar.

    Cláudia avalia que o programa dará a oportunidade de garantir a escolaridade dos deficientes, facilitando a absorção pelo mercado de trabalho. "Muitas vezes, os deficientes têm qualificação, mas como não têm a escolaridade adequada, não conseguem emprego".

    Outro grupo que deverá ser atendido, segundo a assistente social, é o de deficientes visuais que, tendo concluído o ensino médio, querem ingressar na faculdade, mas não têm condições financeiras para pagar cursos pré-vestibulares. Cláudia Pinheiro acredita ainda que o programa permitirá a escolarização de deficientes visuais residentes no Interior do Estado, onde o acesso à educação é mais difícil.

    A Sociedade de Assistência aos Cegos fica na avenida Bezerra de Menezes, 892 - Fones 281-0811 e 281-6111.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC