Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 30-07-2000

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Sociedade de Assistência aos Cegos realiza diversas ações


    Atividades de educação física, profissionalização, aulas de orientação e mobilidade, psicoterapia. São algumas das iniciativas desenvolvidas pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), para que o portador de deficiência visual adquira independência e seja integrado à sociedade. Fundada em 1942, a SAC mantém hoje o Instituto de Cegos Doutor Hélio Góes Ferreira, o Banco de Olhos do Ceará, a Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit, o Hospital Albert Baquit, a Unidade de Prevenção à Cegueira Coronel Bezerra de Arruda, a Imprensa Braile Rosa Baquit e a Residência Médica em Oftalmologia.

    "Mas os setores de sustentação da SAC, que geram os recursos para a manutenção, são a unidade oftalmológica e o hospital, que fazem tanto o atendimento particular, como pelo SUS e por diversos convênios", afirma a assistente social da entidade, Cláudia Holanda. Segundo ela, toda consulta pelo SUS se dá através de guias de consultas adquiridas no posto de saúde mais próximo e através da ligação para o telefone 281.6111. Quando diagnosticado o problema visual, a pessoa é encaminhada para os diversos atendimentos.

Foto do Jornal O POVO
Criança realiza exame de fundo de olho na Sociedade de Assistência aos Cegos:
trabalho filantrópico para a comunidade

    Atualmente, a Sociedade está participando de duas campanhas de cirurgias incentivadas pelo Ministério da Saúde, que são a de catarata e a de retinopatia diabética. Somente em maio, foram 120 consultas oftalmológicas de crianças no setor de Unidade de Prevenção à Cegueira.

    Na Unidade, uma equipe multidisciplinar oferece os serviços de oftalmologia pediátrica, estimulação precoce, fonoaudiologia, estimulação visual e psicologia, tratando das disfunções a partir dos primeiros anos de vida. Dentre os setores que se destacam, o Instituto de Cegos, entidade filantrópica, é uma escola mantida com 140 crianças matriculas regularmente, do pré-escolar à quinta série.(ACM)

    Maiores informações: a SAC, popularmente conhecida como Instituto dos Cegos, fica na rua Padre Anchieta, 1.400. Tel: 281.0811. O site da entidade é http://www.sac.org.br


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC