Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quarta-feira - 06-09-2000

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Participação de escolas marca desfiles da Semana da Pátria


Cento e dezenove colégios de Fortaleza participam desde o último sábado dos desfiles estudantis em comemoração à Semana da Pátria. Hoje, 38 escolas desfilam em Messejana, Siqueira e Conjunto Esperança.

    Encerram-se hoje os desfiles estudantis para as comemorações da Semana da Pátria. Amanhã, as atividades em homenagem à Independência do Brasil ocorrem na avenida Beira Mar durante todo o dia. De acordo com o subchefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Solano, a expectativa era de que as festividades contassem com a participação de 35 mil estudantes, mas o número deve ser maior.

    "Não sabemos o número exato, porque a participação tem superado as expectativas. Nos últimos anos, temos observado um aumento significativo na vontade dos alunos em desfilar'', diz. O coronel diz que no Brasil ainda não existe o hábito de se comemorar as datas e símbolos nacionais com o mesmo entusiasmo que há em outros países. "Nossa preocupação é não deixar nossa história morrer. O ideal é que esta iniciativa não fosse só do governo, mas da cultura popular, que visse no 7 de Setembro uma festa, uma coisa que a gente comemora mesmo".

    No que depender de Raimunda dos Anjos Sousa, a questão já está resolvida. Ontem, ela esperava desde 7h30min os desfiles estudantis na avenida Bezerra de Menezes. Ela acredita que a comemoração é muito importante para despertar o patriotismo nas crianças. "O povo vive aqui e só sabe ser contra. Eu não, eu sou a favor do meu Brasil, do meu Ceará". Ela explica que vê o desfile todos os anos. Neste, havia um motivo a mais: o neto, de 14 anos, desfilava como jogador de futebol. Por acaso, o setor que ela acha o mais bonito.

    Desfilaram na Bezerra de Menezes este ano, além de 15 colégios, o Instituto dos Cegos Doutor Hélio Góes Ferreira. O trânsito foi desviado para a rua Gustavo Sampaio, paralela à avenida onde ocorreram os desfiles, e contou com 29 soldados controladores de trânsito.

    A presença de candidatos a vereador nas eleições de 1° de outubro próximo e de militantes de campanhas de postulantes à Prefeitura de Fortaleza também foi marcante. E nem sempre vista com simpatia: muitos dos que acompanharam o desfile reclamavam do que chamavam de oportunismo.

    Nos desfiles, dois temas eram constantes: as olimpíadas, que começam próximo dia 15, e a paz. Estudantes da Escola de Ensino Fundamental Antonieta Siqueira carregavam cartazes com fotos de vítimas de violência, entre elas várias crianças. Um aviso de que, se há o que comemorar, também há muito ainda o que se resolver no País.

"Aproveitam para fazer propaganda"

    "O que eu achei mais bonito este ano foi o pessoal pedindo paz em todos os desfiles. Isso é muito importante e, pelo menos eu, me comovi", disse Maria Izete Nogueira da Silva, 44. Ela conta que quando tinha 4 anos o pai já a levava aos desfiles no Interior. Quando entrou na escola, quis participar de várias formas: foi rainha do colégio, índia, levou a bandeira do Brasil e o fogo simbólico. "A sensação quando a gente desfila é boa demais", rememora.

    Izete conta que nunca deixou de ir ver o desfile. Chega às 7h30min e fica até o fim. O desafio é grande: a falta de acomodação e os 35 graus de calor afastam parte do público.

    Ela também reclamou da pouca divulgação do evento. Apesar de atenta às comemorações, ela só soube do desfile na Bezerra de Menezes por uma afilhada que ia desfilar. Em compensação, de acordo com ela, sobravam de candidatos à eleições. "Eles aproveitam até a marcha para entregar propaganda política", afirmou, mostrando os panfletos que recebera.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC