Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sexta-feira - 13-10-2000

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Vencendo barreiras


O fotógrafo Pedro Humberto está em cartaz na Galeria do SESC com a mostra Olho Vivo, que traz fotos realizadas na Sociedade de Assistência aos Cegos.

Resultado de um projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, a exposição Olho Vivo do fotógrafo Pedro Humberto mostra um ampanhado de 29 fotos em preto e banco, contendo imagens de cegos e deficientes visuais - na maioria crianças - assistidos pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) de Fortaleza.

O objetivo é mostrar o cego estudando, aprendendo, brincando, convivendo enfim como um cidadão normal, cuja deficiência não impede o pleno engajamento social e profissional. Pedro Humberto tirou as fotos no período compreendido entre dezembro de 1997 e maio do ano passado.

A Sociedade de Assistência aos Cegos foi escolhida para o ensaio por ter uma trajetória parecida com a dos próprio deficiente visuais que, ao longo do tempo, conseguem vencer as dificuldades e barreiras com criatividade. A SAC consegue, por exemplo, desenvolver modelo moderno de entidade filatrópica, com seus meios de sustentação, que possibilitam a realização de suas metas sem auxílio de quaisquer verbas governamentais.

Pedro Humberto nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, mas mora atualmente em Fortaleza. Em julho de 1994, assumiu o cargo de professor de fotografia da Casa Amarela Eusélio Oliveira, onde permaneceu até 1999. A partir de agosto do mesmo ano, começou a atuar como fotógrafo e orientador da área de fotografia do Museu de Arte da UFC.

OLHO VIVO - A exposição Olho Vivo fica em cartaz na Galeria de Artes do SESC (Av. Duque de Caxias, 1701 - Centro) até o dia 27 de outubro, das 15h às 20h.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC