Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Terça-feira - 17-10-2000

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
De olhos bem abertos


O título explica perfeitamente a razão de ser da exposição do fotógrafo e professor da UFC Pedro Humberto: "Olho Vivo" é a busca de uma imagem sedimentada daqueles que não podem compartilhar do privilégio da visão. Através do instante concretizado na fotografia, o artista tem como objetivo maior direcionar os holofotes aos deficientes visuais, tão esquecidos por uma sociedade para a qual a imagem é (quase) tudo.

Os 28 retratos em monocromia que compõem a mostra foram trabalhados junto a crianças e adolescentes que possuem, como característica comum, a deficiência visual. "Eles receberam bem a presença do fotógrafo. Sabiam que eu estava ali, mas não sabiam de onde eu tiraria as fotos. Assim, não há poses planejadas ou imagens artificiais", explica Pedro Humberto.

Os personagens dos retratos são, em sua maioria, jovens que freqüentam a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC, entidade integrante do Instituto dos Cegos. Lá, os deficientes têm a oportunidade da convivência mútua e de atividades específicas para o seu desenvolvimento. Dentre estas, destacam-se o ensino do método braile de leitura e a produção de programas de rádio e dos chamados "áudio-livros": gravações produzidas por "ledores" que, de forma voluntária, ajudam a Sociedade a oferecer aos deficientes visuais o enriquecimento cultural através do contato com os livros.

Tanto a exposição de Pedro Humberto quanto o trabalho da SAC nutrem um propósito comum: revelar o poder da superação. Despertar a atenção e a consciência por meio do prazer estético. Longe de ser um apelo ao assistencialismo e à piedade com que geralmente são tratados os deficientes em nosso país, as fotos nos mostram simplesmente pessoas.

Olho Vivo - Exposição fotográfica de Pedro Humberto. Até 27 de outubro, de segunda a sexta, das 15h às 20h, no SESC Fortaleza (rua Clarindo de Queiróz, 1740). Grátis. Informações: 288-1100.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC