Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sexta-feira - 27-12-2002

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
ARCHIMEDES BRUNO
Ex-preso político morre na França


      O ex-padre cearense Archimedes Bruno Gambetá, 90, morreu na França no último dia 12, após uma cirurgia. Um dos fundadores, juntamente com o médico Hélio Goés, da Sociedade de Assistência aos Cegos, da qual foi seu primeiro presidente em 1942, também ensinou no Colégio Estadual do Liceu do Ceará e na Universidade Federal do Ceará (UFC). Preso político no regime de 64, exilou-se na França, onde viveu até morrer.

Foto do Jornal O POVO
Bruno foi um dos fundadores da
Sociedade de Assistência aos Cegos

      Blanchard Girão, jornalista e amigo de Archimedes, diz que o padre foi o maior orador sacro do Ceará nos anos 40 e 50. Segundo ele, como sacerdote católico, foi capelão da Polícia Militar do Ceará e da Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. No dia 27 de janeiro próximo, a atual presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Josélia Almeida, vai prestar uma homenagem póstuma, com uma celebração às 8 horas, na sede da entidade.

      Na UFC, ele ajudou a criar o Instituto de Química, área da qual foi professor. Trabalhou pela fundação do Instituto do Câncer e da Faculdade de Medicina. Padre Archimedes foi um grande defensor das reformas de base, no começo da década de 60. Sua participação nessas jornadas populares motivou uma forte perseguição após 1964 e prisão. Depois da liberdade, exilou-se na França, onde se tornou professor da Universidade de Sorbonne. Ele se afastou das atividades religiosas para casar-se com uma francesa.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC