Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 02-03-2003

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
VESTIBULAR
Deficiente visual passa na UFC


Após 13 anos sem aprovações de deficientes visuais em vestibulares da UFC, Donaldo Bezerra de Lima, 40, conquistou uma vaga no concurso de Pedagogia. Professor da rede pública municipal de Horizonte, ministrando aulas para portadores de deficiência visual, ele passou um ano freqüentando aulas do cursinho pré-vestibular da Prefeitura.

      Há um ditado que diz que a vida começa aos 40. E para o professor Donaldo Bezerra de Lima, que chegou no último dia 25 a essa idade, mais que um começo, os 40 anos estão representando um feliz recomeço para alcançar um objetivo que considera fundamental em sua vida. O de ter uma formação de nível superior. Lima ficou totalmente cego aos 35 anos por causa de uma doença chamada retinose pigmentar, problema genético hereditário que o fez perder a visão aos poucos. Foi aprovado no vestibular 2003 da Universidade Federal do Ceará (UFC), para o curso de Pedagogia noturno, cujas aulas começam no segundo semestre deste ano.
      Morador do município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, ele dá aulas para jovens deficientes visuais na Escola Fundamental Maria Regiana da Silva. Embora trabalhe em dois turnos, manhã e tarde, Lima teve força de vontade suficiente para freqüentar as aulas noturnas do cursinho pré-vestibular mantido pela prefeitura de Horizonte durante um ano. O curso é gratuito e exclusivo para estudantes oriundos de escolas públicas do município.

Foto do Jornal O POVO
Donaldo Lima perdeu a visão aos 35 anos,
hoje é professor de deficientes visuais em Horizonte

      O professor diz que o ano inteiro de cursinho foi o tempo necessário para relembrar matérias do Ensino Médio. Além dele, oitos oito alunos conseguiram aprovação no vestibular da UFC em 2003, concorrendo em cursos diversificados. Admitindo que a noite não consegue enxergar nada, ele diz que isso não será problema para quem já superou a etapa mais difícil, que é a de conseguir a aprovação. Irá para a faculdade todas as noites acompanhado pelos colegas de cursinho.
      O veículo que os conduzirá de Horizonte para Fortaleza deixará a cidade todos os dias às 16 horas. As aulas noturnas do curso de Pedagogia têm início às 19 horas e se encerram por volta das 21h40min. Informado pela Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) da UFC de que há 13 anos um deficiente visual não conseguia aprovação nos concursos vestibulares da instituição, diz que com a sua vitória quer abrir caminhos para outros que como ele apresentam deficiência visual, mostrando com seu exemplo, de que é possível a um cego cursar uma faculdade e se formar.
      “Quero incentivar companheiros que estão na escuridão, sem nenhuma perspectiva de vida, pois há um grande número de cegos no Ceará que precisam sair do escuro total”, diz. Lima afirma que até chegar a esse nível de conscientização passou por momentos críticos, principalmente durante o processo gradual da perda da visão, problema que o fez entrar em depressão. Foi quando conheceu Clenilda, mulher com a qual casou e se tornou pai de Clécia, 6 e Donova, 3, filhas que ele diz que são a sua vida.
      “Antes disso eu achava que cego não podia fazer nada. Mas que nada, cego pode namorar, pode casar, pode passar no vestibular da UFC”, diz ele, lembrando que foi de grande importância para a sua vida a ajuda do Instituto dos Cegos do Ceará, onde aprendeu a ler e escrever em Braille. Mais que isso, foi onde aprendeu a andar sozinho em todos os lugares, tanto durante o dia quanto à noite. “Se eu soubesse que era tão bom ter essa liberdade”, diz, complementando que se não fosse o Braille, nunca conseguiria passar no vestibular da UFC.

Professor serve de exemplo para alunos

      Nas aulas que ministra na Escola Maria Regiana da Silva, Donaldo Bezerra de Lima utiliza materiais didáticos produzidos pela Sociedade de Assistência aos Cegos, entidade mantedora do Instituto dos Cegos para ensinar aos seus alunos como ter “olhos nos dedos”. Conta que achou muito difícil aprender a ler e escrever pelo método Braille, por isso, compreende a dificuldade que alguns dos jovens que estão na sala especial enfrentam até superar essa barreira inicial para o aprendizado.
      No primeiro momento, a alfabetização, ensina-os a conhecer as letras em Braille. Depois é que os leva a ler palavras. Marinete Maria de Sousa, 16, começou a estudar há dois anos e está agora na segunda série. A garota já é capaz de escrever corretamente frases ditadas pelo professor utilizando a máquina “Perkine Brailer”, equipamento de fabricação americana indicado para o ensino de deficientes visuais.
      No início, a menina se recusava a freqüentar a escola, argumentando sentir vergonha das outras pessoas. Moradora da localidade de Retiro, no vizinho Município de Pacajus, Marinete é a caçula de seis irmãos. Depois que começou a estudar, já consegue conversar com outras pessoas, coisa que não fazia de jeito nenhum, diz Lima. Já Wilrison da Costa Queiroz, 17, que mora no centro de Horizonte, começou a dar os primeiros passos do Braille este ano, e diz que está gostando muito de aprender, e da escola.
      Lima diz que tem sido muito bom proporcionar aos seus alunos a oportunidade de aprender a ler e escrever. “É uma alegria muito grande constatar que um aluno está lendo. Considero este um trabalho de resgate de pessoas para ter uma vida de qualidade. Aqui não existe cego”, finaliza.

160 estudantes no cursinho

      De acordo com o Secretário de Educação de Horizonte, Everardo Cavancante, o cursinho mantido pelo município começou a funcionar em 2001, e vem atendendo a 160 estudantes que concluem o Ensino Médio nas escolas da rede pública municipal. Além das nove aprovações por ele este ano na UFC, o curso contabiliza oito aprovações em 2002, além de cinco no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), e 11 de Acaraú (UVA). Atualmednte está sendo aguardado o resultado ded 45 alunos que se submeteram as provas do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
      Com aulas ministradas sem nenhum custo para os estudantes, o curso representa para o município um investimento mensal na ordem de R$ 14 mil, empregados no pagamento do aluguel das salas onde funciona, dos 14 professores, material didático e transporte dos estudantes aos locais das aulas e das provas dos vestibulares. O Secretário lembra que durante o ano passado foram utilizados fascículos do vestibular do Povo, da Fundação Demócrito Rocha, como reforço na apredizagem dos alunos inscritos.
      Cavalcante ressalta que o incentivo dado aos alunos é integral, destacando que embora o investimento seja alto, está convicto de que é muito interessante, pois além da resposta já estar sendo positiva, deverá posteriormente ser revertida em mão de obra qualificada para Horizonte.

SAIBA MAIS SOBRE RETINOSE PIGMENTAR

. O que é - É uma degeneração progressiva das células da retina sensíveis a luz, por isso mesmo chamadas de fotorreceptores. É hereditária, e geralmente se manifesta entre os 10 e 20 anos de idade, mas há também os casos congênitos, quando o portador já nasce com a doença.

. Sintomas:
- Alteração no campo visual (dificuldade de visão nas laterais).
- Cegueira noturna (dificuldade de enxergar em ambientes escuros).
- Diminuição de visão.
- Normalmente a visão central (frontal) costuma permanecer razoalvelmente boa até as fases tardias da doença.
- A Retinose pigmentar progride lentamente durante 30/50 anos, podendo levar o seu portador a cegueira.     


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC