Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 27-07-2003

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
B i o s
Notícias


Hercules Nunes Jr.
INFORME PUBLICITÁRIO

MEDICINA  -  SAÚDE  -  ESTILO  &   QUALIDADE DE VIDA

  Oftalmologia
Foto do Jornal O POVO

      Após receber um prémio pelo melhor trabalho científico ano passado, como "Condutas Inadequadas em Uveítes", o Dr. Fernando Furtado foi surpreendido pela seleção de outro trabalho seu para fazer parte da Revista da Sociedade Latino-Americana de Glaucoma.
      O glaucoma importante causa de cegueira em todo o mundo é uma das doenças mais estudadas da medicina. Grande quantidade de trabalhos é realizada no mundo diariamente, porém poucos conseguem se destacar acrescentando algo importante contra essa terrível doença.
      O trabalho "Influência palpebral na pressão intra-ocular (PIO)" foi o primeiro estudo científico da literatura médica a chamar atenção para influência palpebral na pressão intra-ocular, demonstrando que determinados tipos de pálpebras aumentam a pressão intra-ocular. Dentre 1000 pacientes do ambulatório da Residência Médica da Sociedade de Assistência aos Cegos, foram selecionados 110 com PIO igual ou acima de 16mmHg em pelo menos uma das medidas e, desde, 16 pacientes com conformações palpebrais semelhantes, caracterizados por pálpebra "pesada" e "caídas sobre os olhos". Foram realizadas  medidas com e sem a pressão das pálpebras, comprovando-se por análise estatística que há uma diferença significante nestes tipos selecionados, o que não ocorre quando a conformação palpebral não tem estas características.

      O trabalho foi publicado na Revista Brasileira de Oftalmologia. Os interessados em ter uma cópia da íntegra da pesquisa, podem entrar em contato com o Dr. Fernando Furtado. O estudo foi realizado na Sociedade de Assistência aos Cegos com a colaboração dos residentes de oftalmologia: Gilmasa Daniele Rios e Flávio Landim de Sá.
      O Dr. Fernando Furtado é coordenador do Serviço de Uveítes da Sociedade de Assistência aos Cegos, onde também é preceptor dos residentes. Pratica oftalmologia geral, em especial: Uveítes; Microcirurgia dee Catarata com Implante de Lente Intra-ocular; Cirurgia da Miopia e Astigmatismo com Excimer Laser e Lentes de Contato.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC