Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sábado - 08-11-2003

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
RAPEL PARA DEFICIENTES
Emoção nas alturas


Cinqüenta crianças e adolescentes que estudam no Instituto dos Cegos participaram ontem de um dia de recreação no Sesc Iparana. Dentre outras atividades, os alunos praticaram rapel. O Projeto Dia Especial é uma parceria entre Secretaria de Esporte e Juventude e o Sesc

Viviane Lima
da Redação

Ouvidos bem atentos à cada detalhe da explicação do instrutor. Os que vacilam no início recebem palavras de estímulo dos amigos e professores. E depois de algumas orientações básicas, lá se vão eles descer por uma altura de 17 metros seguros por uma corda. A deficiência visual não atrapalha a emoção, já que todos os outros sentidos estão aguçados para absorver aquele instante para a toda a vida. Cada um que consegue chegar ao chão recebe aplausos por quem venceu apenas mais um dos tantos obstáculos, que se colocam à frente das pessoas que possuem algum tipo de deficiência física.

O Projeto Dia Especial, uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Juventude e Serviço Social do Comércio (Sesc), proporcionou ontem a 50 crianças e adolescentes, alunos de 1ª a 6ª série, do Instituto dos Cegos uma tarde de aventuras na Colônia de Férias do Sesc Iparana. Além do rapel, os jovens fizeram uma trilha ecológica, durante a qual puderam ter um contato mais próximo com a natureza conhecendo - da forma como eles sabem, tocando, sentindo o cheiro, ouvindo - frutos, animais e plantas. Eles também puderam percorrer uma pista de cordas para a prática de exercícios e à tarde fizeram a parte de recreação na piscina e assistiram à palestras sobre ecologia.

 

Foto do Jornal O POVO
DIA ESPECIAL
A descida em rapel foi uma das atividades praticas ontem por 50
crianças e adolescentes do Instituto dos Cegos, no Sesc Iparana.
A iniciativa foi do projeto Dia Especial, da Secretaria do Esporte
e Juventude e do Sesc. Além do rapel, os jovens fizeram uma
trilha ecológica. Os trabalhos deverão ser expandidos em 2004,
com parcerias.

 

Foto do Jornal O POVO
Os deficientes visuais passaram o
dia praticando rapel e participando
 de uma trilha ecológica no Sesc
Iparana (Foto: Érika Nunes)

O instrutor de rapel Édson Rocha, coordenador de recreação do Sesc, explica que os equipamentos usados para a atividade são os mesmos usados por outros praticantes e todas as regras de segurança são cumpridas. ''Qualquer erro de procedimento, tem uma pessoa lá embaixo da corda segurando'', ressalta. Eduardo dos Santos, de 14 anos, admitiu o nervosismo, mas não resistiu à aventura. ''Tudo indica que vai correr tudo bem'', disse, antes de descer com desenvoltura a altura de 17 metros.

A idéia de
levar crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência física a ter um contato mais próximo com a natureza através da prática de esportes foi idealizada por Ariane Carvalhedo, que integra o Núcleo de Esportes de Aventura e Natureza Motor. O projeto, que teve início no início de outubro, já atendeu a duas turmas. No dia 21 de novembro, 50 crianças que estudam na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) participarão da recreação no Sesc Iparana.

A coordenadora interina do Projeto Dia Especial, Mailcar Fernandes, explica que a proposta também beneficia deficientes motores e mentais. ''A nossa proposta é fazer com que essas crianças aprendam a superar dificuldades, através de um desafio lúdico e esportivo'', diz ela.

O professor Vicente Cristino, da Sociedade de Assistência aos Cegos, diz que a experiência tem mostrado que as crianças com algum tipo de deficiência têm conseguido, uma vivência que ajuda no seu desenvolvimento. ''A pessoa com deficiência visual, por falta de vivências, desenvolve defasagens psico-motoras, cognitiva e sócio-afetiva. Essas atividades ajudam a superar essas limitações''.

Mailcar Fernandes explica que o Projeto Dia Especial deverá ser expandido em 2004 com a procura de mais parcerias. Ela diz que as entidades que estiverem interessadas em ajudar, poderão entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Juventude, através do telefone 277.3221.

Serviço:

Sesc Iparana
318.6008 (Falar com Édson Rocha - coordenador de recreação e instrutor de técnicas verticais)

PERSONAGENS

Foto do Jornal O POVO

TRANQÜILIDADE - Foi ''meio tranqüila'' que Luciana dos Santos dos Anjos,12, encarou o rapel pela primeira vez. Deficiente visual desde que nasceu, Luciana não teve problemas para descrever como imaginava a paisagem do mirante onde fez a descida pelas cordas. ''Aqui parece um lugar bonito que tem muita coisa legal. Um lugar que as pessoas procuram para se sentir em paz''.

 

Foto do Jornal O POVO

SURPRESA - A comemoração do aniversário de Josmar Martins dos Santos foi pra lá de diferente. Pendurado a uma altura de 17 metros, Josmar ouviu os parabéns pelos seus 18 anos que seus amigos fizeram questão de cantar. ''Eu não esperava. Foi uma surpresa''. Portador de ritinose pigmentar, Josmar está apenas há um ano no Instituto dos Cegos.

 

 


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC