Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sábado - 15-11-2003

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
ATENDIMENTO
Projeto exige adaptação em bancos para deficientes visuais


Projeto aprovado na Câmara Municipal propõe que agências e postos bancários de Fortaleza sejam adequados ao atendimento dos portadores de deficiência visual. No Brasil, calcula-se em mais de um milhão o número de pessoas que convivam com a situação. A proposta ainda depende de sanção do prefeito Juraci Magalhães

     Carlizeth da Silva Campos, 29, trabalha como revisora de texto na Imprensa Braile da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), no bairro Monte Castelo. Tem conta bancária e costuma fazer todas as operações na própria agência e diretamente com o caixa. ''Os serviços não são adequados ao cego. Como usar o caixa eletrônico?", questiona. Quando vai ao banco, pede ajuda a um funcionário da instituição ou conta com o apoio de uma pessoa amiga. O caso de Carlizeth é apenas um exemplo. No Brasil, estima-se em mais de um milhão o número de portadores de deficiência visual.

     Um projeto de lei do vereador José Airton Cirilo (PT) pretende reverter situações como as enfrentadas pelos deficientes visuais. Aprovado em primeira discussão, o projeto quer que as agências e postos bancários localizados em Fortaleza fiquem obrigados a emitir documentos em braile e a instalar equipamentos de informática adequados ao atendimento ao deficiente visual.

Foto do Jornal O POVO
Carlizeth Campos cobra a
existência de um extrato
da conta bancária em
braile

     No caso do serviço bancário, Carlizeth diz sentir falta de informação como a do extrato da conta em braile. '' Além do caixa eletrônico não ter mecanismo para o cego, a gaveta fecha muito rápido. Não dá pra gente''. Ela lembra que pelo menos nos restaurantes que possuem cardápio adaptado, já não depende mais do garçon. Ela diz que ''é importante que o prefeito Juraci Magalhães sancione uma lei que dê mais independência a quem não pode enxergar''.

     Cláudia Holanda, assistente social da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), lembra que os deficientes visuais são cidadãos que trabalham, estudam, pagam impostos e também têm conta bancária. ''Se o projeto virar lei vai beneficiar muita gente''. No Instituto dos Cegos Doutor Hélio Góes, mantido pelo SAC, 220 pessoas são atendidas no projeto educacional.

     Na próxima semana, o projeto de Lei nº 0204/2003 vai para segunda votação. Se aprovado, segue para redação final e depois para sanção do prefeito Juraci Magalhães. Na justificativa, o vereador José Airton Cirilo argumenta que ''qualquer tipo de discriminação foi abolida na Constituição Federal de 1988 e que criar dificuldades tem sido o meio pelo qual silenciosamente praticamos as mais diversas discriminações''.

     O diretor da Associação de Bancos do Ceará (Abance), Lúcio Paiva, observa que com a automatização dos serviços cada vez menos há necessidade das pessoas irem ao banco. Ele explica que o sistema financeiro é regido pelo Banco Central (BC) e que qualquer alteração depende dessa instituição.

MÉTODOS BRAILLE
O que é

Técnica que permite aos deficientes visuais ler por meio do contato com os dedos com pequenos pontos em relevo, que correspondem a letras. São seis pontos básicos que formam 63 combinação diferentes.
- A técnica é de 1824 e sua primeira edição foi publicada cinco anos depois. No Brasil, começou a ser adotada em 1856. O método foi inventado pelo pianista francês Louis Braille, que ficou cego aos cinco anos.
- A primeiro Constituição brasileira em braille foi lançada em 1998.
- Em Fortaleza, O POVO tem edição em braille.
- Alguns restaurantes também já apresentam cardápio adaptado para os deficientes visuais.
- A Sociedade de Assistência aos Cegos, que fica na rua Padre Anchieta, 1.400, no bairro Monte Castelo, tem uma biblioteca e uma imprensa em braille.

O que diz o projeto de lei
- As agência e os postos bancários estabelecidos em Fortaleza ficam obrigados a emitir documentos em braille e a instalar equipamentos de informática adequados ao atendimento dos portadores de deficiência visual.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC