Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sábado - 06-09-2003

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
INDEPENDÊNCIA
Desfile homenageia o Ceará


     Os 400 anos do Ceará foram tema na comemoração da Semana da Pátria, com cerca de 1.500 estudantes da rede pública estadual

     Cerca de 1.500 alunos de nove escolas estaduais participaram, ontem pela manhã, do desfile comemorativo à Semana da Pátria na avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo. Segurando bandeiras verde-amarelas, faixas e cartazes, os estudantes percorreram o trecho entre a Igreja São Gerardo e a avenida José Bastos. O tema escolhido pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc) para o desfile deste ano foi ''Ceará 400 anos''.

     Personalidades da cultura cearense, como o poeta Patativa do Assaré, a escritora Rachel de Queiroz e Padre Cícero foram homenageados pelas escolas. Figuras típicas do Estado, como humoristas e jangadeiros, também tiveram destaque na comemoração.

Foto do Jornal O POVO
Símbolos cearenses, como o jangadeiro,
lembrados durante a passagem
das escolas na Bezerra de Menezes
(Foto: Fábio Lima)

     O desfile foi aberto por duas escolas que atendem a deficientes visuais. Segundo Josélia Almeida, coordenadora da Sociedade de Assistência aos Cegos, uma das instituições participantes, 100 alunos da educação infantil marcharam na avenida Bezerra de Menezes. ''O desfile para nós já é uma tradição, nunca deixamos de ir desde os anos 60, quando fomos a primeira entidade para deficientes físicos a participar'', afirma. Ela considera que esta é uma forma de despertar nos alunos o amor pela pátria, além de contribuir para a auto-estima e a socialização. ''Eles mesmos se empenham muito em participar, ensaiam com todo amor, porque compreendem a importância da data''.

     Além do desfile de ontem, que reuniu escolas do Centro Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede) 21, da 1ª e 3ª regiões de Fortaleza, já aconteceram os desfiles do Crede 22, na avenida Desembargador Gonzaga, e do Crede 23, na avenida Lineu Machado, nos últimos dias 3 e 4, respectivamente. No total, foram cerca de 4.500 alunos que participaram das comemorações. O último desfile será domingo (07), a partir das 16 horas, na avenida Beira Mar, com participação das escolas dos Credes 21 e 22.

     O número de participantes no desfile estudantil de ontem foi inferior ao registrado nos anos anteriores em Fortaleza. No ano passado, a avenida Bezerra de Menezes recebeu cerca de oito mil alunos. A diretora do Crede 21, Nívea Evangelista, explica que a redução foi uma decisão da própria Seduc. ''Optamos por diminuir o número de escolas pra o desfile terminar mais cedo, porque as crianças sofriam muito com o sol até o meio-dia''. A comemoração de ontem foi encerrada às 11 horas.

     A redução do tempo do desfile foi também uma estratégia para evitar o congestionamento do trânsito nas ruas próximas no horário do meio-dia, quando o fluxo de carros é mais intenso. Ainda assim, no início da manhã, o trânsito ficou lento na rua Azevedo Bolão, para onde os carros estavam sendo desviados no trecho interditado da avenida Bezerra de Menezes. O controle do trânsito no local foi feito por 36 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).

     Outra mudança no desfile foi o fim da premiação. ''Havia muita competição entre as escolas, e o que nós queremos é que eles desfilem por amor'', diz Nívea Evangelista. Todas as escolas participantes receberam um certificado e o troféu ''Escola Melhor, Vida Melhor'', da Seduc.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC