Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quarta-feira - 21-07-2004

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
DOAÇÃO
Córneas do baterista são transplantadas


As córneas do baterista da banda Líbanos, Raimundo Nonato de Sousa Oliveira, 37, que morreu sexta-feira no IJF, foram transplantadas ontem para uma criança de 11 anos e uma senhora de 77 anos

     Uma criança de 11 anos e uma senhora de 77, foram as receptoras das córneas de Raimundo Nonato de Sousa Oliveira, 37, baterista da banda Líbanos, que faleceu na última sexta-feira (16), no Instituto Doutor José Frota (IJF). O músico foi um dois seis mortos no acidente acontecido na madrugada do dia 14 de julho, com aquele grupo musical, no município de Pedra Branca, a 300 quilômetros de Fortaleza.

     O baterista, que sofreu traumatismo craniano, na face e no tórax, além de fratura na bacia, estava se recuperando normalmente e já se comunicava com a família. Na tarde da sexta-feira, porém, começou a apresentar dispnéia súbita e sinais de choque. Em seguida, teve paradas cardíacas e respiratórios, não resistindo ao quadro.

     A família decidiu fazer a doação das córneas, e os transplantes foram realizados ontem no Instituto dos Cegos. A adolescente recebeu o órgão ainda pela, enquanto a senhora foi operada no final da tarde. Ainda ontem, outras quatro córneas foram doadas e a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) deve estar providenciando os transplantes nas próximas horas.

     Apesar das quatro córneas que foram disponibilizadas no dia de ontem, e de dois transplantes concretizados, a enfermeira da Central de Transplantes do Estado, Corina Amaral Viana, afirma que em relação às córneas as doações no Ceará são consideradas poucas. Em 2004, com os transplantes de ontem, 154 pessoas receberam esse tipo de órgão. Mesmo assim, existem atualmente 1.150 pacientes na fila de espera.

     Corina explica que em relação a 2003, até que houve aumento em relação a doações de córnea, em torno de 20%. No entanto, afirma, também cresceu a fila de espera quase em igual proporção. Atualmente, de acordo com a enfermeira, existem 1.150 pessoas na fila de espera por um transplante de córnea no Estado.

     Dos 14 membros da banda Líbanos que se envolveram no acidente, quatro ainda se encontram hospitalizados no IJF, que são José Januário Filho (técnico de som), Suziete Batista Gomes (vocalista), Francisco Evandro da Silva (técnico de som) e Marcos Aurélio Saraiva de Almeida (vocalista). Aurélio, que apresentava o quadro mais grave, teve uma melhora significativa, mas continua na UTI, segundo boletim médico divulgado às 16 horas. Já o contra-baixista Roberto Brito Teixeira, recebeu alta no início da tarde.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC