Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Segunda-feira - 09-08-2004

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
PACOTI
Professores são orientados sobre problemas de visão


     Professores que lecionam em séries do Ensino Fundamental nos municípios da região do Maciço de Baturité foram orientados a detectar problemas de visão em seus alunos e a orientar essas crianças e adolescentes a buscar tratamento para as doenças que apresentarem. A iniciativa do curso é da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, em parceria com a Escola da Sociedade de Assistência aos Cegos, entidades dirigidas, respectivamente, pelos oftalmologistas Aristófanes Canamary e Waldo Pessoa.

     A primeira aula para os docentes foi realizada no último sábado, na sede do Centro de Saúde do município de Pacoti, situado a 93 quilômetros de Fortaleza. Canamary e Pessoa ensinaram os professores como devem agir ao perceberem que entre os alunos existem aqueles com algum tipo de deficiência visual.

     Canamary explica que a idéia é fazer com que os professores possam contribuir para reintegrar essas crianças na própria escola, onde muitas vezes sofrem por não conseguir acompanhar os colegas em função da defasagem da visão, assim como em outras atividades sociais. De acordo com o profissional, a meta é abranger todos os que lecionam nas cidades do Maciço de Baturité, mesmo que sejam necessárias várias viagens à região. A equipe que foi a Pacoti, também contou com participação dos oftalmologistas Adriano Chaves, Edson Costa e Cleanto Jales, que também se dispõem a colaborar.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC