Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Segunda-feira - 27-09-2004

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Opinião
Domingo de amor


Foto do Jornal O POVO
BLANCHARD GIRÃO

     Domingo. As praias regurgitam de corpos seminus luzindo ao sol. Há bares "cheios de homens vazios" e brindes à borda das piscinas nas mansões serranas. A cidade modorrenta busca no ócio e no lazer a retomada de energias para a próxima jornada de trabalho.

     Meio-dia. Recebo telefonema aflito. Uma filha, às vésperas do primeiro parto, está acometida de aguda infecção da vista. Recorro pressuroso ao telefone. Difícil encontrar um médico numa manhã domingueira. Fico sabendo que diversos oftalmologistas viajaram para um congresso no Rio. Acode-me então à lembrança o veterano (62 anos) Instituto dos Cegos em seu histórico casarão do Alagadiço. Mas ninguém atende ao seu telefone. Resolvo tentar a residência de Waldo Pessoa, o devotado amigo que preside a benemérita instituição. Dona Josélia, sua esposa, informa tranqüila e simpaticamente: "O Waldo está operando lá no Instituto. Tem dois implantes a fazer. Vou comunicar-me com ele e lhe retorno".

     Em minutos, estava orientado a dirigir-me ao hospital. E entre uma operação e outra, Waldo Pessoa examina minha filha, medicando-a com segura competência. Fico a meditar sobre a opção de vida desse homem. Em pleno domingo, enquanto a maioria se diverte ou repousa, ele se entrega ao sublime trabalho de devolver a luz dos olhos a quem carrega consigo a desdita das trevas eternas. Missionário de Deus, Waldo é sacerdote da mais linda das religiões: a do amor ao próximo. Um legítimo preposto do Cristo a fazer os cegos enxergarem.

     Fortaleza precisa conhecer melhor a grandeza da obra que a Sociedade de Assistência aos Cegos (o Instituto dos Cegos) realiza e que se propõe a se expandir por todo o Ceará. Temos por dever ajudá-la. Da infância à velhice, os deficientes visuais encontram ali, numa organização perfeita, o devotamento integral para dar-lhes o lugar que merecem na sociedade.

     BLANCHARD GIRÃO é jornalista e escritor.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC