Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sábado - 06-12-2003

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
SOLENIDADE
Corpo de Bombeiros homenageia voluntários


      Surfistas treinados para salvar vidas, adolescentes aptos a realizar procedimentos simples de combate a incêndios, mototaxistas com interesse em prestar socorro às vítimas do trânsito. Todos os integrantes voluntários de projetos do Corpo de Bombeiros do Estado foram homenageados ontem em solenidade no Quartel do Comando Geral da corporação (Jacarecanga). O evento foi em alusão ao Dia do Voluntário, comemorado em 4 de dezembro.

      Segundo o instrutor e coordenador do projeto Surf Salva, capitão Cláudio Barreto, foram mais de 600 surfistas treinados em todo Estado durante este ano. Eles receberam orientações de primeiros socorros, salvamento aquático e preservação do meio ambiente durante o curso ministrado em seis dias com 24 horas/aula.

      O Corpo de Bombeiros também ressaltou na solenidade a I Cartilha de Primeiros Socorros e Prevenção a Incêndios em braile (linguagem para deficientes visuais). O idealizador do projeto, tenente Christiano Almeida, acrescenta que devem ser realizadas palestras em parceria com a Sociedade de Assistência aos Cegos.

      Foi divulgado ainda o projeto Mototaxista, de capacitação a motoqueiros para abordagem inicial a acidentados até a chegada da ambulância. ''Moto chega mais rápido à cena do acidente. O curso é voluntário e ainda vai qualificar o profissional para a sociedade e os passageiros que transporta'', reforça o subtenente Aguiar Silva, integrante da coordenação do projeto.

      Adolescentes de municípios cearenses podem ingressar no serviço voluntário do Corpo de Bombeiros. Todo o treinamento e o tempo de serviço voluntário é registrado por certificados. A corporação oferece ainda curso gratuito de bombeiro hidrossanitário e eletricista predial e ginástica para a terceira idade em 23 núcleos comunitários no Ceará.

SERVIÇO

      Mototaxistas interessados em receber treinamento de primeiros socorros do Corpo de Bombeiros podem se inscrever gratuitamente no Núcleo de Defesa Civil da corporação pelo telefone: 433-4444. As inscrições estão abertas e o curso de quatro horas/aula será realizado em janeiro.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC