Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sábado - 16-10-2004

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Método Braile para crianças


      Donaldo Bezerra Lira, 41, é professor da Escola de Ensino Fundamental Regiane da Silva, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, a 44 quilômetros da Capital. Ensina o método Braile para crianças portadoras de deficiência visual. Trata-se de um sistema de leitura para pessoas cegas que consiste em pontos elevados lidos com a ponta dos dedos.

      Portador de Retinose Pigmentar, um processo gradual de perda da visão, Donaldo ensina crianças de primeira a quarta série do Ensino Fundamental desde 2000. Antes de perder a visão já era professor de classes de Educação Infantil. ''Sempre gostei de ensinar crianças. Mas, a partir de 1995 não conseguia enxergar direito. A visão entrou em decadência e eu esbarrava nas crianças, prejudicava o andamento da aula. Foi o jeito parar'', recorda.

Foto do Jornal O POVO
DONALDO LIRA aprendeu
método e agora ensina crianças

      Foi um sacrifício para Donaldo entender que tinha de aprender Braile porque estava cego. Em 1998, aprendeu o método no Instituto dos Cegos, em apenas três meses e fez especialização para ensinar crianças. Atualmente, além de ensinar, cursa a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Também aprende informática. Vem todas as noites, de Horizonte, para as aulas no Campus do Benfica.

      "Ensinar alunos cegos é a minha realização profissional, embora existam dificuldades como a falta de uma impressora em Braile na escola". Donaldo diz que seria importante ter essa impressora mas custa muito caro, em torno de R$ 25 mil. Além disso, acha importante o recurso da informática, o acesso à Internet para pesquisas.''Não fosse a oportunidade que temos, através de um projeto da Faculdade de Educação para pegar textos na Internet tudo era mais difícil''. Ele disse que também utiliza muito o correio eletrônico enviando e-mails para colegas e professores, tirando dúvidas e comentando as aulas.

      O Projeto que ele se refere é chamado de "Acessibilidade e Inclusão - Abrindo Janelas para a Educação de Pessoas Cegas Através do DOSVOX", um programa de extensão que oferece o uso de computadores para os portadores de deficiência visual que sejam vinculados a alguma instituição de atendimento. As inscrições são feitas no laboratório de informática da própria faculdade. Mais informações pelo telefone 288.7678.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC