Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quinta-feira - 01-09-2005

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
INSTITUTO DOS CEGOS
Polêmica sobre apoio da AMC para desfile cívico


      Próximo ao início da Semana da Pátria, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) classifica de ''não patriótica'' a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). No centro da polêmica, está a parada cívica que o Instituto dos Cegos - ligado à Sociedade - promoverá amanhã, a partir das 8 horas. A Sociedade acusa a AMC de não ter fornecido a estrutura requerida para o evento.

      O presidente da SAC, Francisco Waldo Pessoa de Almeida, diz ter pedido à Autarquia a cessão de metade da pista da avenida Bezerra de Menezes e de uma equipe de segurança - que seria formada por motoqueiros e batedores - para o evento. De acordo com ele, a AMC se recusou a atender os pedidos.

      O desfile começará na sede do Instituto dos Cegos (rua Padre Anchieta, 1400), seguindo em direção à praça João Pontes, na qual os alunos desfilarão diante de um palanque armado na presença de autoridades e de convidados. A parada será acompanhada pela banda do Corpo de Bombeiros, que será homenageado durante o evento.

      Francisco Waldo Pessoa de Almeida diz ter pedido a equipe de segurança diante do número de pessoas que integrarão o desfile - segundo ele, serão 300 integrantes na parada cívica, distribuídos em oito grupos. Conforme o presidente da SAC, um carro com serviço de som estará divulgando o evento e chamando as pessoas a participar do desfile.

      Por meio de sua assessoria de imprensa, a AMC informa que fornecerá três motociclistas e dois agentes fixos para acompanhar o evento, o que garantiria a segurança dos envolvidos no desfile. A Autarquia sustenta ainda que está fornecendo à SAC a estrutura pedida pelos idealizadores da parada cívica e minimiza a polêmica em torno da questão.

      Francisco Waldo Pessoa de Almeida, no entanto, nega que seu pedido inicial tenha sido aceito pela AMC. De acordo com ele, o percurso do desfile teve de ser modificado da avenida Bezerra de Menezes para a sede do Instituto dos Cegos, na rua Padre Anchieta, porque a Autarquia não se dispôs a ceder metade da pista da avenida Bezerra de Menezes.

      O presidente da SAC descarta que o Instituto dos Cegos tenha sido discriminado pela AMC, mas classifica a atuação da Autarquia no caso como ''não patriótica''. De acordo com ele, a manifestação será de homenagem ao Brasil diante do cenário político nacional, que estaria deixando ''decepcionado'' o povo brasileiro. ''Faremos o desfile de qualquer maneira, com ou sem o apoio da AMC'', sustenta


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC