Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sexta
-feira - 15-12-2006

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
INSEGURANÇA
Médico morre ao reagir a assalto


     Dois assaltantes invadiram no fim da tarde de ontem a clínica oftalmológica do médico Francisco Waldo Pessoa de Almeida. O médico chegou a trocar tiros com os criminosos e veio a morrer, atingido por dois disparos

Foto do Jornal O POVO
WALDO Pessoa tinha 69 anos

     O médico oftalmologista Francisco Waldo Pessoa de Almeida, presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), 69, foi assassinado no fim da tarde de ontem após uma tentativa de assalto à sua clínica de oftalmologia na avenida Bezerra de Menezes, no bairro Otávio Bonfim. Ele chegou a trocar tiros com os assaltantes. Um deles foi baleado e caiu morto próximo a um posto de gasolina, a alguns metros do local do crime. De acordo com testemunhas, mesmo baleado, o assaltante tentou fugir em uma moto, quando caiu em plena avenida. Segundo os depoimentos, ele ainda tentou correr em direção ao posto, mas não resistiu aos ferimentos. O outro assaltante conseguiu fugir. A família do médico informou que suas córneas foram doadas para transplantes.

     De acordo com uma das testemunhas, que estava na clínica no momento do crime, a ação foi praticada por dois homens, um loiro e magro e o outro moreno, gordo, de aproximadamente 1,65 metro. Segundo a testemunha, o loiro entrou na clínica se passando por paciente querendo marcar uma consulta e saber quantos médicos haviam no local. Em seguida entrou o segundo criminoso. Neste momento, segundo o relato da testemunha, o primeiro sacou uma arma e rendeu as atendentes da clínica, a filha de uma delas de 10 anos, e mais quatro pacientes, sendo três adultos e uma criança.

     A testemunha afirmou que eles foram obrigados a entregar celulares e outros pertences e colocados em uma sala. O assaltante moreno ficou vigiando-os, enquanto o outro se dirigiu ao consultório do médico. "A porta da sala é de vidro, mas o bandido mandava a gente não olhar para ele e pedia para se acalmar, dizendo que nada iria acontecer. Nesse momento a gente ouviu um tiro". Depois do barulho, segundo a testemunha, os bandidos saíram correndo e Waldo Pessoa correu atrás atirando. "A gente só viu o doutor Waldo caído do lado de fora, aí chamamos a polícia".

     De acordo com o Major Gilvandro Oliveira, comandante da 5ª CIA do 5º Batalhão de Polícia Militar, Waldo Pessoa foi atingido do lado de fora da clínica, levando dois tiros. Segundo ele, policiais que estavam próximos ao local, ainda o encontraram com vida, e o levaram para ao Instituto Doutor José Frota(IJF). O médico veio a morrer no hospital. A clínica do médico oftalmologista fica a cerca de 200 metros do 3º Distrito Policial (DP).

     O Superintendente da Polícia Civil, Nival Freire, foi até o local do crime e informou que as investigações serão comandadas pelo delegado titular do 3º DP, Jairo Pequeno."A gente quer dar uma resposta rápida para a sociedade", afirmou Nival Freire. O POVO opta por não identificar as testemunhas por questão de segurança.

COMO OCORREU O CRIME

1 - Um dos assaltantes entrou na clínica se passando por paciente. Em seguida, entrou um segundo homem. Os dois renderam as atendentes da clínica, a filha de uma delas, e mais cinco pacientes(três adultos e uma criança), obrigando-os a entrar em uma sala.

2 - Um dos bandidos ficou vigiando a porta enquanto o outro se dirigiu à sala do médico Waldo Pessoa.

3 - Alguns minutos depois, o médico Waldo Pessoa saiu do consultório já com uma arma na mão e atirando contra os bandidos, que fugiam. O médico foi atingido por tiros e caiu do lado de fora da clínica.

4 - Os assaltantes tentaram fugir em uma moto. Um deles, que estava baleado, caiu da moto e tentou correr em direção a um posto de gasolina, vindo a cair novamente e morreu no local.

Fonte: testemunhas e policiais.

CAPA DO JORNAL O POVO DO DIA 15/12/2006

CAPA DO JORNAL O POVO DO DIA 15/12/2006


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC