Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sábado
- 16-12-2006

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
FLAGRANTE
Ex-PM é preso acusado de matar Waldo Pessoa


     O ex-sargento da PM Antônio Edísio Lima de Souza, expulso da Corporação há 18 anos, foi preso em casa na Vila Velha acusado de matar o médico Waldo Pessoa após uma tentativa de assalto na avenida Bezerra de Menezes.

Foto do Jornal O POVO
O EX-SARGENTO confessou, em
depoimento à Polícia, que participou
da ação que terminou na morte do
médico Waldo Pessoa

     Numa ação conjunta, policiais civis e militares prenderam, ontem de madrugada, na Vila Velha (Barra do Ceará), o homem acusado de matar o oftalmologista Francisco Waldo Pessoa de Almeida, presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), de 69 anos. O médico foi assassinado no fim da tarde da última quinta-feira, após uma tentativa de assalto à sua clínica, na avenida Bezerra de Menezes, no Otávio Bonfim. O acusado do crime é o ex-sargento da Polícia Militar, Antônio Edísio Lima de Souza, 43, expulso da Corporação em 1988 por práticas de furtos e outros delitos, segundo a Polícia.

     Edísio foi surpreendido em casa por PMs e policiais do 3º Distrito Policial (Otávio Bonfim). Ele acabou sendo autuado em flagrante no 3º DP por crime de latrocínio (roubo seguido de morte) pelo delegado Jairo Pequeno, depois de ter sido reconhecido por testemunhas como sendo o homem que juntamente com outro invadira para roubar a clínica do médico Waldo Pessoa. O ex-PM confessou sua participação no crime. Segundo o delegado, pelo modo como o crime ocorreu, o acusado teria atirado no médico. "Ele nega. É um direito dele. Mas vamos prosseguir com as investigações e o exame de balística deverá comprovar a autoria do crime".

     O outro acusado do crime, que foi morto numa troca de tiros com Waldo Pessoa, foi identificado, ontem pela manhã, no Instituto Médico Legal (IML). Era o assaltante Washington de Oliveira Melo, mais conhecido por "Louro", 23, que morava no bairro Pirambu. Ele foi atingido com um disparo nas costas. Segundo a Polícia, ele e Edísio haviam praticado, recentemente, vários assaltos à mão armada no Centro de Fortaleza e no bairro Otávio Bonfim. Os dois assaltantes, conforme ainda a Polícia, sempre eram vistos transitando em uma moto na Zona Oeste de Fortaleza. No momento do crime de quinta-feira, eles haviam chegado em uma moto ao Instituto dos Cegos, próximo de onde funcionava a clínica do médico Waldo Pessoa.

     O revólver usado pelo médico, no momento em que tentou reagir ao assalto, foi encontrado pela Polícia. A arma, conforme Jairo Pequeno, estava registrada em nome do médico Waldo Pessoa.

     O ex-sargento Edísio, antes de prestar depoimento no flagrante, falou ao O POVO, quando negou seu envolvimento no caso, dizendo que na hora da ocorrência se encontrava em uma oficina mecânica consertando o seu veículo. Ao confessar sua participação no crime ao delegado Jairo Pequeno, o ex-PM contou que ao chegar ao Instituto dos Cegos já sabia que iria participar de um assalto na companhia de Washington Oliveira. Ele disse que rendeu algumas pessoas que estavam no local, mas negou que tenha disparado contra o médico. Ele falou que os disparos foram dados pelo comparsa.

     O IML divulgou ontem pela manhã que Waldo Pessoa foi atingido com quatro tiros de revólver, sendo três na altura do tórax e um no braço esquerdo. A necropsia foi realizada pelo médico legista José Sales Sobrinho. O corpo do médico havia dado entrada às 20 horas no IML acompanhado de uma guia expedida pela Delegacia do 34º Distrito Policial (Centro) que se encontrava de plantão.

     Uma hora depois, o corpo foi liberado para sepultamento, sendo então levado para a funerária Ternura, na Aldeota. Até o fim da tarde de ontem, o corpo do assaltante Washington ainda se encontrava no IML, onde deu entrada como indigente. Washington, segundo a Polícia, contava com várias entradas na Delegacia do 7º Distrito Policial (Pirambu) por prática de assaltos à mão armada.

CAPA DO JORNAL O POVO DO DIA 16/12/2006
CAPA DO JORNAL O POVO DO DIA 16/12/2006


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC