Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Segunda-feira
- 18-12-2006

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
MORTE DE WALDO PESSOA
"Médico foi executado pelos 2 ladrões"


Um "especialista" em assalto a clínicas. Assim a polícia denomina o ex-sargento que confessou
ter participado do assalto em que morreu o médico Waldo Pessoa

     O ex-sargento da Polícia Militar, Antônio Edísio Lima de Sousa, 43, principal suspeito pela morte do oftalmologista Francisco Waldo Pessoa de Almeida, 69, é um "especialista" em assalto contra clínicas médicas, localizadas principalmente em áreas nobres de Fortaleza. A afirmação é do titular do 3º Distrito Policial, delegado Jairo Pequeno, que recebeu algumas denúncias de médicos e dentistas, após a veiculação da imagem do assaltante na mídia. Para o delegado, mais pessoas devem reconhecer o ex-sargento pela prática de outros crimes, no decorrer da semana. "Duas pessoas já me ligaram afirmando que ele participou de dois assaltos, um no dia 29 de novembro e outro há cerca de 15 dias", relata.

     No final da tarde da última quinta-feira, o ex-sargento (expulso da corporação em 1988, pela prática de delitos) tentou assaltar a clínica do médico Waldo Pessoa, presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), na avenida Bezerra de Menezes. O ex-sargento chegou à clínica em uma moto, na companhia do também assaltante Washington de Oliveira Melo, o Louro, 23. O médico reagiu ao assalto e foi morto com quatro tiros. O assaltante Washington de Oliveira também morreu.

     Preso na madrugada da última sexta-feira, na Vila Velha, na zona norte de Fortaleza, Antônio Edísio confirmou sua participação na tentativa de assalto, mas negou que tivesse atirado no médico. Segundo o delegado Jairo Pequeno, o exame de balística deverá comprovar se o ex-sargento atirou ou não, mas assim mesmo será acusado de latrocínio (roubo seguido de morte), por conta da sua participação em um assalto em que a vítima morreu.

     Segundo Jairo, pessoas que presenciaram o crime relataram, em depoimento, que "Waldo foi executado pelos dois ladrões". "Ele (Waldo) conseguiu atingir um dos bandidos, que saiu correndo ensangüentado. O outro (Edísio, ex-sargento), tentava sair na moto, mas o médico agarrou a moto para impedir a fuga. Para se livrar do médico, o ex-sargento atirou no médico. Não sabemos se com a arma do médico ou dele mesmo. O outro bandido, que estava baleado, quando viu o médico caído, voltou e efetuou outros quatro tiros à queima-roupa", relata.

     O delegado investiga, ainda, se há participação de mais alguém no assalto à clinica. "Os cabeças, que agiram diretamente no crime, já estão identificados. Vamos apurar, depois, de há mais alguém envolvido, que estivesse do outro lado da avenida dando cobertura". Edísio foi transferido, na última sexta-feira, para a Delegacia de Capturas (Decap), enquanto aguarda vaga no presídio.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC