Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Terça-feira
- 19-12-2006

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Ele tratava os olhos da alma


OPINIÃO
Daniel Fonsêca e Firmina Ferreira

     Depois de dias sem dormir, não merecíamos ver, olhar e ler uma manchete como aquela exposta em O POVO, no último dia 15 de dezembro. Neste dia, Francisco Waldo Pessoa de Almeida, competente, digno e renomado médico que aceitava ser chamado apenas por "Waldo", foi novamente destaque na imprensa, mas, infelizmente, da pior forma possível.

     Não existiria qualquer ineditismo em falar deste ser humano como profissional, cujo currículo prolongado, de mais de 40 anos devotados à assistência a pessoas com deficiência visual, está disponível na internet. Falemos, glorifiquemos e eternizemos a fortaleza que tinha Waldo em defesa de um humanismo irrefratável.

     Pessoalmente, nós, Fonsêca/Ferreira, não o conhecemos há tempos, mas, talvez por sermos todos(as) de Quixadá, conquistamos a intimidade de uma amizade secular - Firmina é uma de suas fanáticas pacientes. Não, não merecíamos receber essa notícia, sobretudo no momento em festejávamos na Universitária FM (UFC). Mais do que nós, ele, Waldo, é que não merecia mesmo.

     Por falta de mais palavras neste momento, transcrevo o que escrevemos, no último dia 14/nov., num oferecimento dos CDs que lhe presenteamos simplesmente por Waldo cantar a vida e cuidar dos olhos da alma de milhares de pessoas. Com a música, ele também auscultava a humanidade.

     Ao Dr. Waldo Pessoa. Médico humanista, profissional competente e dedicado que, no seu cotidiano, coloca o seu saber a serviço de tantos e tantas, levando luz para que os olhos apreciem as belezas da vida./ Mais do que a visão biológica, podemos perceber que o senhor trabalha para que possamos ver melhor a alma das pessoas. Muito grata pela atenção que o senhor tem dispensado no acompanhamento antes e depois da operação.

     Observamos que o senhor gosta muito de ouvir música e, por isso, lembramo-nos de ofertar-lhe esses CDs com canções musicadas pelo pianista cearense Felipe Adjafre. Com admiração por seu trabalho junto à Sociedade de Assistência aos Cegos e pela conduta ética e humanitária com que exerce a sua profissão. Um abraço. Nos veremos, Dr. Waldo; nos reecontraremos. Até mais...

     DANIEL FONSÊCA é jornalista; Firmina Ferreira, aposentada.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC