Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quarta-feira - 27-12-2006

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
OPINIÃO
O pranto dos bengalas brancas


ARTIGO
Blanchard Girão

     Eram centenas, milhares talvez, de pessoas no adeus a Waldo, na indignação e na dor de uma cidade diante de mais um ato da violência imperante.

     No velório, em meio ao murmúrio sofrido da multidão, o silêncio de um grupo de cegos traduzia a mais solidária das mensagens ao benfeitor que partia. Waldo Pessoa foi, por várias décadas, o anjo tutelar dos deficientes visuais da nossa terra. Ele se entregava, tempo integral, do amanhecer até tarde da noite, para dar àquelas criaturas, ferreteadas pela natureza com o negro e eterno manto da ceguidão, a consciência de que havia no mundo um espaço amplo para que pudessem caminhar confiantemente, com a auto-estima elevada, sua dignidade assegurada.

     Crianças, adultos, idosos, encontravam na Sociedade de Assistência aos Cegos, desde os primitivos dias de Hélio Góes Ferreira - seu fundador - o amparo devotado, carinhoso e profundamente humano de Waldo Pessoa.

     Fortaleza, aparentando indiferença, sabia, entretanto, da grandeza do trabalho ali desenvolvido sob a liderança desse abnegado que a mão feroz de um facínora subtraiu estupidamente à vida. E por isso a cidade chorou sua partida, prestando-lhe uma consagração póstuma poucas vezes vistas entre nós.

     Nenhuma das homenagens se comparou, por certo, àquela lágrima que eu vi rolar dos olhos cinzas de um dos muitos assistidos por Waldo silenciosamente postados em derredor do ataúde coberto de flores.

     Waldo foi embora. Mas lá ficou a sua querida Sociedade de Assistência aos Cegos com sua viúva Josélia, com seus filhos, e o grupo de devotados seguidores da sua obra. E os que não têm luz; e também os que, por suas mãos, passaram a rever as cores da vida, jamais o esquecerão. Um grande homem não morre. Permanecerá para sempre na lembrança de sua gente.

     Os sinos destes Natal repicaram mais tristes em sua memória.

     Blanchard Girão é jornalista e articulista do O POVO


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC