Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quinta-feira
- 18-01-2007

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
SUS
Espera por cirurgia de catarata pode durar 1 ano


Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter de esperar mais de um ano para fazer cirurgia de catarata nos serviços de saúde de Fortaleza

Foto do Jornal O POVO
O NÚMERO de cirurgias foi reduzido em 80% em
Fortaleza, segundo a Secretaria da Saúde do Município

       A aposentada Francisca Veras de Lima, 73, operou o olho esquerdo há três anos, na época dos mutirões de catarata. Segundo ela, tudo foi muito rápido. Agora, ela precisa fazer no olho direito, pois praticamente não enxerga mais. No entanto, já sabe que terá de conviver com o problema ainda por muito tempo, uma vez que a operação só deverá ocorrer daqui a um ano. "A gente vai ficar ligando para saber se está perto".

       A história de Francisca se repete com centenas de pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para correção da catarata. Na Sociedade de Assistência aos Cegos, conhecido como Instituto dos Cegos, por exemplo, mais de 700 pessoas estão aguardando a cirurgia. Este mês, a instituição está atendendo os pacientes agendados em abril de 2006. Para quem está nessa situação, é desanimador saber que a fila "anda" de forma muito lenta. Nas pessoas mais idosas, a baixa visão aumenta ainda mais o risco de quedas.

       Josélia Almeida, presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, observa que em janeiro do ano passado a entidade teve sua cota de cirurgia de catarata reduzida. Inicialmente, passou de 280 por mês para 28 e, de junho último até agora, são autorizadas apenas 56. Como a demanda é elevada, a fila cresce a cada dia. "É lamentável, pois são pessoas que precisam". A auxiliar de enfermagem Tereza Cristina de Lima, filha de Francisca Veras, observa que com o problema na visão, a mãe tem suas atividades diárias prejudicadas, já que não consegue mais ver com nitidez.

       O chefe do serviço de oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Antônio Costa Filho, ressalta que a unidade chegou a fazer cerca de 200 cirurgias de catarata por mês, mas aos poucos esse número foi diminuindo. No período de 2002 a 2005, a cota mensal chegou a 40 procedimentos do tipo. "Desde janeiro de 2006, o SUS só paga por oito operações mensais, mas a demanda é grande". No local, cerca de 300 pessoas esperam para fazer a cirurgia.

       A cirurgia de catarata está indicada quando há opacidade do cristalino (lente responsável pela focalização do olho). O oftalmologista Edson Rangel diz que a doença acomete mais pessoas acima de 65 anos e que a cirurgia é o único tratamento. Para o médico, quanto mais rápido for feita a correção, melhor para o idoso, que terá mais qualidade de vida. "Mais do que as outras pessoas, o idoso tem de enxergar bem, pois corre o risco de ter outras complicações decorrentes de quedas".

       As 19 unidades de saúde que fazem cirurgias de catarata pelo SUS em Fortaleza chegaram a realizar mais de 1,3 mil procedimentos por mês antes do Ministério da Saúde (MS) mudar as regras de repasse de recursos para os municípios. O coordenador de Políticas Públicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Alex Monte´Alverne, diz que a redução dos procedimentos foi em torno de 80%. Segundo ele, atualmente o órgão recebe R$ 250 mil do MS para fazer os procedimentos contemplados no Programa de Cirurgias Eletivas. Antes, existia verba específica para a catarata. Segundo a SMS, para ter a operação autorizada, a pessoa tem de passar pela perícia médica no Centro de Especialidades Médicas José de Alencar.

       De acordo com a Assessoria de Comunicação do MS, com a criação do Programa de Cirurgias Eletivas, em março de 2005, os procedimentos que eram feitos em regime de mutirão (catarata, varizes, próstata e retinopatia) foram incorporados à modalidade que inclui 64 cirurgias.

       Segundo o setor, com a nova política, para realizar as cirurgias, entre elas a de catarata, os gestores municipais e estaduais de saúde terão de comprovar a demanda por meio de um projeto encaminhado ao Ministério solicitando recursos financeiros. Se aprovado o projeto, o gestor receberá o montante de verba necessário para realização dos procedimentos propostos. Ainda de acordo com o MS, o plano é uma parceria entre o governo federal, os estados e os municípios. Cada gestor deve avaliar quais são as cirurgias que precisam ser priorizadas. Para este ano, os recursos serão de R$ 400 milhões.

Serviço
       Informação sobre como proceder para fazer a cirurgia de catarata nos Postos de Saúde dos bairros

       A Sociedade de Assistência aos Cegos fica na rua Padre Anchieta, 1.400, Monte Castelo. Telefone para informação (85)3281.0811

SAIBA MAIS
       A catarata é um problema de visão, que ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento. No entanto, existem casos congênitos (a pessoa nasce com a doença)) ou ainda causada por exposição excessiva ao sol sem o uso de óculos adequados.

       O problema é considerado a principal causa de cegueira recuperável no mundo.

Sintomas
- Visão embaçada
- Sensibilidade à luz
- Pouca visão noturna
- As cores passam a ficar amareladas

Tratamento
- É cirúrgico e consiste na retirada do cristalino opaco para em seu lugar implantar uma lente intra-ocular, devolvendo a visão normal ao paciente. O procedimento é feito com anestesia local e a recuperação é rápida.

Fonte: Ministério da Saúde

Entidade realiza atendimento popular

       A Sociedade de Assistência aos Cegos atua na área da saúde e educação. A presidente da entidade, Josélia Almeida, diz que é a parte de procedimentos médicos, garantido pelos credenciamentos, que dá sustentabilidade aos projetos educacionais. Ela acrescenta que a redução mensal do número de cirurgias afetou as finanças da instituição, que para não suspender os serviços assistenciais como cursos profissionalizantes, instituiu o atendimento popular, com preços mais baixos.

       Ela observa que a sociedade, como entidade filantrópica, pode prestar esse tipo de assistência. A entidade disponibilizou às sextas-feiras à tarde e aos sábados pela manhã para a realização de consultas oftalmológicas a preço popular. Segundo Josélia, não há necessidade de agendamento.

       Além da escola de ensino fundamental que atende 273 crianças, a instituição oferece ainda cursos de reabilitação, orientação e mobilidade para deficientes visuais. Josélia assumiu a presidência da sociedade depois da morte do marido, o médio Valdo Pessoa, assassinado no dia 14 de dezembro último, após reagir a um assalto.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC