Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Segunda-feira
- 10-09-2007

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Sociedade civil faz ato pela paz na avenida Leste Oeste


< TODOS OS CREDOS > A III Caminhada Pela Paz adotou o tema "Em Defesa da Vida", uma referência ao movimento contra o aborto no Brasil. Alunos vestidos de anjos e atores encarnando pacifistas célebres abriram caminho para o público na avenida Leste Oeste

"Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho"
Gandhi
Foto do Jornal O POVO
Atores vestidos como pacifistas abriam a Caminhada Pela Paz

      Abrindo a III Caminhada Pela Paz, atores vestidos como pacifistas que marcaram a história, de Jesus Cristo a Eisntein, caminhavam de mãos dadas. Logo atrás vinha Josélia Pessoa de Almeida, viúva do oftalmologista Waldo Pessoa, assassinado em dezembro de 2006 durante um assalto a sua clínica. Com a ajuda do filho, Josélia carregava o pôster com a foto do marido e a frase: uma vida a menos. "Alguém vai sair daqui com mais paz no coração, essa é a diferença que fazemos caminhando hoje. Isso é urgente! Estamos perdendo entes queridos por nada. É preciso acabar com a impunidade e dar escola ao invés de esmola", disse Josélia.

      A terceira edição da caminhada, organizada pelo Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência (MovPaz), começou às 17 horas. O percurso de três quilômetros tinha sentido inverso ao dos anos anteriores, saía da Igreja de Santa Edwirges e ia até o antigo kartódromo, onde aconteceu o show. No trio-elétrico, a baiana Márcia Porto e o cantador cearense Santana animaram o público. Às 18 horas, o cântico Ave Maria precedeu um minuto de silêncio. "Pelos 800 mil abortos praticados em 2006", explicou o secretário do Movimento Nacional em Defesa da Vida - Por um Brasil sem Aborto, Luis Eduardo Girão.

      A Defesa da Vida foi o tema da III Caminhada Pela Vida neste ano. "O aborto é a primeira forma de violência que um ser humano pode sofrer", justificou Luis Eduardo. Para o público, o pedido de paz tinha mais a ver com a violência urbana estampada nos jornais. "Está demais! Só ando assustada. Tem que haver um basta! Falta justiça. O sujeito mata um e amanhã está solto", disse Amélia Silva de Oliveira, 72. Ela saiu do Carlito Pamplona com o filho, que aproveitava o evento para vender pombas da paz feitas por ele. Muita gente veio de Maracanaú. Escolas municipais do município capricharam no visual.

      Uma fantasiou os alunos de anjos. Outra trouxe duas meninas vestidas de palhaças, que distribuíam sorrisos, posavam para fotos e acenavam para as câmeras de TV. Andréia Oliveira, 14, a Dedéia, vinha acompanhando a amiga Letícia Freire, 13, a Leleca, que caminhou todo o tempo sobre pernas-de-pau. "Viemos mostrar alegria e emoção. Estamos fazendo nossa parte pela paz e é de coração", disse Dedéia. No final da caminhada, o público assistiu a um show com participação da dupla sertaneja Luis e Conrado, Cesinha do Acordeom, Dorgival Dantas, Vilma Dantas e a americana Samanta Bonzer.

[>>] OS CIDADÃOS

Foto do Jornal O POVO
É TUDO BONITO

      Maria da Paixão Silva, 44, vestiu os três filhos de branco. Mikael, 4, Rikael, 6, e Renatiel, 11, estavam de calça e camisa. Roupa de domingo. Na cabeça, uma pomba feita com cartolina, purpurina e capricho enfeitava a família. A escola do mais velho fez o convite para a III Caminhada Pela Paz. Maria soube e resolveu ir junto, levando os menores. "Violência é só o que a gente vê na TV. Esses dias ouvi um homem dizer "vamos rezar", mas tem é que sair na rua, pedir, não podemos ficar parados. Para mim, ajuda muito se uma vez por ano a gente faz isso", diz.

EMAIS

> O Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência nasceu em Feira de Santana (BA), em 1992. Naquele ano, a cidade tinha altos índices de criminalidade. Clovis Nunes, fundador e coordenador do movimento, organizou a primeira caminhada. Nesses 15 anos, 27 cidades já realizaram caminhadas e 12 têm um Dia Municipal Pela Paz. Em 2007, além de Fortaleza, Piracicaba e Teresina já fizeram sua caminhada. Em João Pessoa, o evento acontece em 15 dias.

> A caminhada não é a única ação do MovPaz. O movimento tem outras 20 atividades. Entre elas, destaca-se o Paz nas Escolas. Através de material didático multimídia, o MovPaz introduz ao conteúdo dos colégios a vida dos pacifistas que fizeram história. Junto com o estudo da I e II Guerras Mundiais, da vida de Napoleão e Hitler, os alunos conhecem também as obras de Madre Teresa de Calcutá, por exemplo. No Ceará, as escolas de Maracanaú entraram no programa.

>> Para saber mais
acesse o site do MovPaz: www.movpaz.com.br

Nota de esclarecimento:
O Médico Waldo Pessoa era Presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC na época que foi brutalmente assassinado.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC