Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quinta-feira - 04-10-2007

Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
CEGOS
AMC instalará 10 sinais sonoros


Para facilitar a travessia de cegos, a AMC deve instalar até o fim do ano dez novos equipamentos sonoros. Os novos instrumentos devem ficar distribuídos em três pontos de Fortaleza

      Na avenida Bezerra de Menezes fica localizado o único cruzamento de Fortaleza em que a travessia está adaptada para cegos. Atendendo a uma demanda antiga dos órgãos que militam na causa da acessibilidade, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) pretende instalar, em três pontos da cidade, dez novos equipamentos que auxiliam na travessia de pessoas com deficiência visual.
      A tecnologia utilizada atualmente na Capital funciona da seguinte forma: quando o semáforo fecha para os carros, um sinal sonoro é emitido avisando ao pedestre que não enxerga que já é possível atravessar. No sistema atual, não é preciso acionar a botoeira (botão instalado próximo à faixa de pedestres que, ao ser acionado, 'avisa' ao semáforo que o pedestre espera para atravessar).
      De acordo com o chefe do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR), Marcus Vinicius de Oliveira, os equipamentos que serão instalados vão funcionar de forma diferente do que já existe. "Com esses novos equipamentos, o sinal sonoro só será emitido quando o botão for pressionado por mais tempo", explica. Caso o botão seja pressionado de forma rápida, continua Marcus, a travessia acontecerá sem que o sinal sonoro seja acionado.
      O chefe do CTAFOR explica ainda que os novos equipamentos permitem uma maior autonomia e diminuem a poluição sonora. Para tanto, alerta Marcus, é preciso que os cegos conheçam a nova tecnologia. "Nos próximos dias, nós pretendemos levar protótipos a escolas e institutos para que eles se tornem aptos a usar", afirma. Os novos equipamentos devem ser instalados até o fim do ano e devem ficar distribuídos em três pontos de Fortaleza: no cruzamento da rua Justiniano de Serpa com avenida Bezerra de Menezes, no Farias Brito; Bezerra de Menezes com rua Padre Anchieta, no Monte Castelo; e na avenida Mister Hull, na altura da Igreja do Antônio Bezerra.
      Na Mister Hull, a instalação dos equipamentos depende da autorização do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Já na travessia ao lado da Sociedade de Assistência aos Cegos, conhecido como Instituto dos Cegos (Bezerra de Menezes com Padre Anchieta), onde já existe o sinal sonoro, os equipamentos serão substituídos.
      Para o estudante de pedagogia da UFC, André Luiz Gomes, é preciso buscar tecnologias que dêem cada vez mais autonomia na travessia dos cegos. Com relação aos novos equipamentos, ele afirma que são insuficientes para a atender às necessidades das pessoas cegas de Fortaleza. "Essa ação não pode estar restrita a três cruzamentos. É uma boa iniciativa, mas é muito pouco para as nossas necessidades", ressalta.
      André Luiz é instrutor de Dosvox (software que auxilia cegos no uso de computadores) e conta que, para chegar ao local onde estuda, precisa da ajuda de outras pessoas para atravessar. "Aqui na (avenida) 13 de maio era para ter um equipamento desses para os alunos da Universidade", reclama.
      A revisora de textos em braile, Carlizeth Campos, considera a travessia com sinal sonoro, ao lado do Instituto dos Cegos, "uma bênção". "É como se fosse os olhos da gente", resume. Ela explica que só atravessa depois do sexto apito - para dar tempo de os veículos pararem e evitar ser surpreendida por carros que avançam o sinal. "Às vezes eu fico com medo de passar, porque muitos carros freiam em cima da gente", conta Carlizeth, que defende que outros equipamentos sejam instalados nos cruzamentos mais movimentadas de Fortaleza.
      O marido de Carlizeth, Luciano Campos, que também é cego, avalia que o sinal sonoro é importante porque dá segurança na travessia. "Tem muitos que arriscam a vida, atravessando em outros cruzamentos", relata. Luciano conta que, uma vez, quando atravessava do lado do Instituto dos Cegos, sua bengala ficou presa numa bicicleta que avançou o sinal, obrigando-o a comprar uma nova. "Era pra ter um guarda aqui, para evitar esse tipo de coisa", defende.
      O POVO acompanhou a travessia de Luciano e Carlizeth na última terça-feira. O casal conseguiu atravessar a avenida Bezerra de Menezes sem incidentes. Na hora de pegar a condução, porém, o desrespeito. O motorista da van arranca e, não fosse a ajuda das pessoas que estavam na parada de ônibus, o carro teria seguido sem levar Luciano e Carlizeth.

E-MAIS
      Dos 515 semáforos de Fortaleza, 106 possuem algum tipo de auxílio para a travessia de pedestres. Desse total, 97 marcam o tempo em que o pedestre pode atravessar em segurança, sendo 84 deles equipados com botoeira e 13 apenas com grupo focal (mostradores com bonecos nas cores verde e vermelho).


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC