Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sábado - 04-04-2009
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Fortaleza
Domingo de Ramos é celebrado nas paróquias


<SEMANA SANTA> Paróquias de Fortaleza começam amanhã a programação da Semana Santa, com a celebração do Domingo de Ramos. Na Igreja de Cristo Rei, o arcebispo de Fortaleza presidirá a celebração dos ramos e dará início a procissão

      A Semana Santa começa neste fim de semana, com a programação do Domingo de Ramos, que é celebrada amanhã, 5. O dia que representa a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, saudado com ramos de palmeiras que a população conduzia nas mãos, será lembrado nas paróquias de Fortaleza com a cerimônia dos Ramos, seguida de celebração religiosa. O arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi, fará a abertura presidindo às 8 horas a bênção dos ramos, defronte à Igreja de Cristo Rei, na rua Nogueira Acioly.

      Logo após, uma procissão partirá do local em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde ele presidirá a missa. É no Domingo de Ramos que Jesus é aclamado como o messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o reino de Deus, com justiça para os pobres e marginalizados, convivência fraterna na partilha e paz no mundo.

      É tradição que os ramos abençoados nesse dia sejam conservados como um sinal e testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal. No decorrer da liturgia são proclamamos dois evangelhos, a fim de ilustrar a mudança de comportamento da multidão, que recebeu Jesus com festa e alguns dias depois o condenava à morte na cruz. O primeiro narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém; depois vem o evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde é relatado o julgamento de Cristo.

      Na paróquia de São Vicente de Paulo, fiéis se concentrarão a partir das 8 horas no Centro Comunitário da avenida Desembargador Moreira para a solene bênção dos ramos. Em seguida, haverá procissão e missa na matriz de São Vicente. Veja no quadro a programação do Domingo de Ramos nas paróquias.

Encenada a Paixão de Cristo

      Eles vêem o mundo diferente. E querem que o mundo os veja de um jeito diferente também. "É muito importante que todos saibam que a gente não enxerga com o olho, mas com o coração", explica Alessandra Santos, 16. A adolescente faz parte do grupo de 30 estudantes e professores do Instituto Hélio Góes, mantido pela Sociedade de Assistência aos Cegos, que apresentou ontem a Paixão de Cristo utilizando a calçada do Instituto e o canteiro central da avenida Bezerra de Menezes. O espetáculo é para os participantes uma prova de superação de preconceitos. Há oito anos, ele está no calendário cultural da escola, que atende a 250 estudantes nos ensinos infantil e fundamental e em cursos de capacitação profissional ou de braile.

Foto do Jornal O POVO
Paixão de Cristo foi encenada por alunos de escola da
Sociedade de Assistência aos Cegos

PROGRAMAÇÃO

DOMINGO DE RAMOS

> Catedral Metropolitana

8h - Bênção dos ramos defronte à Igreja de Cristo Rei, seguida de procissão até a Catedral, onde será celebrada missa. (Nesta celebração haverá a coleta da Campanha da Fraternidade). Outras celebrações: 12h, 18h30min e 20h.

> Paróquia de Cristo Rei
8h - Bênção e procissão de Ramos para a catedral, presidida pelo arcebispo de Fortaleza dom José Antônio Aparecido Tosi. Outras celebrações: 11, 17 e 19 horas.

> Paróquia de São Vicente de Paulo
8 h - Bênção dos Ramos no Centro Comunitário (av. Desembargador Moreira, 2.121). Em seguida, procissão e missa na matriz de São Vicente. Outras celebrações: 11h30min, 17h30min e 19h30min.

> Dia Mundial da Juventude
Após a missa do Domingo de Ramos na Catedral, jovens sairão em procissão do local conduzindo a cruz da Jornada Mundial da Juventude até o Ginásio da Faculdade Marista, a fim de celebrar o Dia Mundial da Juventude. Durante a tarde, programação com palestras, apresentações artísticas, Adoração ao Santíssimo e encerramento com show do Shalom.

> Pastoral do Povo da Rua
Uma caminhada da Pastoral do Povo da rua terá início às 9 horas, partindo da praça da Estação, e será concluída na praça dos Leões.

PAIXÃO DE CRISTO

> Grupo Populart

18h - Nos dias 4 e 5, pré-estréia do espetáculo Gólgota - A Paixão de Cristo em Fortaleza na praça de alimentação do Shopping Benfica. Entrada gratuita.

> Igreja Batista Central
19 e 22 horas - Hoje, apresentação do musical O Grande Sacrifício na Tenda da Igreja Batista Central (Rua do Cruzeiro, 401, Pedras). O ingresso custa R$ 5,00.

> Grupo Juvenil Sagrada Família
8h - A Paixão de Cristo será encenada pelo Grupo Juvenil Sagrada Família na Sexta-Feira da Paixão, 10, da praça do bairro Ellery e percorrendo as principais ruas do local. O grupo espera público de 2 mil pessoas.

CAPA DO JORNAL O POVO DO DIA 04/04/2009

 CAPA DO JORNAL O POVO DO DIA 04/04/2009


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie mensagem para sac@secrel.com.br