Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 18-10-2009
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Fortaleza
Encontro discute facilidades para deficientes visuais


      < Computadores > Evento tem o objetivo de trocar informações e ideias com deficientes visuais de todo o Brasil. Para os organizadores, esta 12ª edição é a maior já realizada em termos de público e procura dos patrocinadores e apoiadores

Foto do Jornal O POVO
  O programa DOSVOX auxilia os deficientes
visuais a usar programas de computadores e Internet

      Fortaleza é palco do XII Encontro Nacional de Usuários de Dosvox, um programa para computador que se comunica com o usuário através da voz, facilitando assim, o uso de computadores por deficientes visuais. O evento, que durante os três dias está sendo transmitido pela Internet, termina neste domingo, 18, com a escolha da sede do próximo ano.
      "O Dosvox nos estimula a busca por conhecimento", diz o deficiente visual André Gomes, de 43 anos. "Entrar na universidade e conseguir trabalho já é difícil para quem enxerga e aí você pode imaginar para nós. Esse programa facilita, e muito, nossa vida", completa.
      A maioria das mensagens sonoras emitidas pelo Dosvox é feita por voz humana gravada, o que significa menos estresse para o usuário. O programa foi elaborado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio Borges, e o aluno Marcelo Pimentel, em 1993.
      "O Marcelo nos procurou querendo saber como melhorar o aprendizado para ele, que é deficiente visual. Começamos a fazer um estudo para viabilizar um programa voltado para esse público. Ele nos incentivou pela vontade de aprender, mesmo com poucos meios para isso", conta o professor. E completa: "Primeiro fizemos um embrião do programa para que as pessoas com este tipo de deficiência pudessem pelo menos escrever e ler. A partir daí teve muita demanda. Hoje, é possível acessar a Internet, jogos educativos e usar outros aplicativos".
      Ainda segundo o professor, o programa hoje é usado em todas as universidades federais do País. Na UFC, existe um núcleo específico liderado pela professora Ana Karina.
      O encontro é um espaço para discussão dos avanços da tecnologia da informação e da comunicação com o uso das ferramentas que constituem o software. Pessoas de todas as regiões do Brasil fizeram inscrição pelo site oficial do evento na Internet.
      O presidente da Comissão Organizadora do encontro, professor Paulo Roberto Cândido, destaca a importância do software e do encontro. "Este é um evento de suma importância, pois com o programa, que é gratuito, permite, aos deficientes, um alto grau de independência no estudo e no trabalho", opina.
      O evento
      O evento contou com 247 inscrições de 55 cidades diferentes do Brasil. Todas as regiões foram representadas, segundo a organização.
      SERVIÇO
      Mais informações no site do encontro: www.intervox.nce.ufrj.br/fortalvox


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie mensagem para sac@secrel.com.br