Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 15-08-2010
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
GOL!
A VITÓRIA DE PAULO


< EXEMPLO > Depois de perder a visão, Paulo Cardoso reaprendeu a construir seu dia a dia. Hoje, corre, nada e pedala. Já foi o segundo lugar no Ironman Brasil em 2003, prova de triatlon em que ele teve de pedalar 180 quilômetros, nadar mais 3,8 e correr outros 42

      Há quase 13 anos um jovem acadêmico recém-formado em Direito, prestes a fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sofreu um acidente. Ao voltar de uma das suas pedaladas diárias, sua bicicleta chocou-se com um caminhão. O veículo não conseguiu frear a tempo e atingiu a cabeça do ciclista. Resultado: perda total e imediata da visão e do olfato. Sua vida mudou. Mas ele conseguiu uma nova chance a partir do esporte.
      Hoje, depois de prestar o exame da OAB e de ter deixado a vida de aspirante a advogado para trás, o servidor público aposentado Paulo Cardoso acorda todo dia às 4h40min da manhã. Liga para o guia, Gregório de Morais, o Greg, e pergunta sobre o tempo. Nas condições ideais, os dois saem para pedalar durante três horas na CE-040 ou na Praia do Futuro. A bicicleta agora não é mais um hobby. Virou profissão.
      Às 9 horas, Paulo está na sala de aula, onde hoje cursa educação física. De tarde, vai para a academia e, em alguns dias, faz natação. Se chover, parte para a corrida.
       Essa rotina, que, em certos momentos, é ainda mais intensa, levou Paulo a alcançar alguns sonhos, como competir pelo Ironman Brasil em 2003. Nessa prova de triatlon, ele conquistou o segundo lugar, depois de pedalar 180 quilômetros, nadar 3,8 quilômetros e correr 42 quilômetros.
      Com o auxílio do guia Greg, que também é atleta, Paulo pedala em uma bicicleta italiana, acoplada para andar em dupla. “Há 12 anos, eu não sabia nada como continuar a viver sendo cego, me readaptar, quanto mais como ia fazer esporte. Mas uma coisa eu sabia: ia arrumar uma maneira”, comenta. Para ele, se as ruas da cidade fossem adaptados para cegos, não sentiria diferença alguma no treino, a não ser pelo guia.

Foto do Jornal O POVO
Paulo acorda todo dia às 4h40min
para treinar com o guia Greg

      Paulo, que hoje está focado nas pedaladas e treinando para o Mundial de Ciclismo Paraolímpico que será no Canadá, neste mês, pretende voltar a treinar triatlon e competir no Ironman do próximo ano. Para nadar no mar, ele criou uma estratégia inédita e passou a usar um strep (corda) de prancha de surfe que liga o seu pé ao joelho do guia.
      O atleta diz que a paixão pelo esporte foi impulsionada depois do acidente. Um mês depois que ele perdeu a visão, já estava se exercitando na bicicleta ergométrica. Paulo fala do esporte assim: “É algo que sempre fez parte da minha vida. Era um objetivo desde o começo voltar a fazer esporte”. E não tem planos de parar. “Pretendo ficar pedalando enquanto eu tiver perna, braço e um guia. Se eu tiver por aqui com 80 anos, você vai me ver pedalando. Não tem limite”, conclui.

[ + ] PERFIL
Nome: Paulo Cardoso
Altura: 1,76 metro
Peso: 73 quilos
Data de nascimento: 2/7/1968
Cidade: Fortaleza

Estímulo mútuo marca entrosada parceria

      Desde 2004, o ultramaratonista Gregório de Morais é o guia oficial do atleta Paulo Cardoso. Ser guia do Paulo significa correr ao lado dele e estar no segundo assento da bicicleta acoplada para dois. Greg, como prefere ser chamado, fica em alerta com os carros que passam muito próximo do acostamento da CE-040, um dos lugares em que eles treinam ciclismo juntos.
      Os dois dão a entender que têm uma sintonia fina, e a parceria deu certo, pois Greg nunca havia sido guia de ninguém antes. “O Paulo estava procurando um guia e me informaram na Beira Mar. Conversamos e já estávamos correndo juntos. Foi rápido o processo de adaptação”, ele diz.
      O curioso é que Greg não pedalava antes, só corria. O guia conta que foi o atleta que o ensinou e estimulou a pedalar. “Nunca caímos em treinos, desequilibramos, ou nada do tipo. Na verdade, ele que me dá os toques na bicicleta. As passadas de marcha, ele que percebe”, conta Greg sobre os treinos juntos.
      O serviço de guia-atleta ainda não é muito difundido no Estado. Greg comenta que desconhece outras pessoas no Ceará que façam o mesmo, especialmente no caso do treino para triatlon, que envolve corrida, ciclismo e natação.
      No caso de Paulo, eles buscaram e afinaram as estratégias de treino juntos, já que Greg. (MP)

Foto do Jornal O POVO
Paulo Cardoso, em treino como seu
guia, Gregório de Morais, o Greg

E MAIS
> Paulo cursa hoje o terceiro semestre em Educação Física na Unifor (Universidade de Fortaleza). Para leitura dos textos acadêmicos, o atleta usa um software leitor de tela, que transforma teto em áudio
>  O acidente de Paulo foi exatamente um dia depois que ele se formou em direito
>  O atleta faz parte do programa "Bolsa Atleta de Alto Rendimento" do Governo do Estado, e recebe mensalmente o valor de R$ 400,00 para despesas relacionadas ao desempenho esportivo
>  O Instituto dos Cegos inaugurou um escolinha de ciclistas e deu o nome de Paulo Cardoso, em sua homenagem
>  Os dois filhos dele nasceram depois do acidente. O atleta que cortou o cordão umbilical


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior