Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sexta-feira - 25-06-2010
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Calçada ocupada dificulta passagem


DEFICIENTES VISUAIS

      O que deveria ser um benefício para os deficientes visuais, transformou-se em transtorno. A calçada do prédio da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), recentemente reformada pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), na avenida Bezerra de Menezes, está ocupada por pessoas em situação de rua. Lá, eles dormem em colchões, fazem comida e trabalham, vendendo bijouterias que ficam expostas no passeio. Para os deficientes visuais, a ocupação dificulta a passagem pela calçada.

      "É um transtorno. A gente pode cair e se machucar", reclama o aposentado Celso Florêncio do Nascimento, 68, que há quatro anos perdeu a visão e faz tratamento diariamente na SAC. Como mora em Caucaia, Celso desde do outro lado da via, atravessa a avenida e continua o caminho pela calçada até chegar na entrada do prédio. Ultimamente, completar o trajeto que ele já conhecia muito bem, transformou-se em uma maratona. “A gente não tem noção de onde ir. Se algo diferente na passagem, fica difícil, atrapalha”, explica.

Foto do Jornal O POVO
Obstáculos na calçada da SAC dificultam a
passagem  de cegos

      Quem também se incomoda com os novos “obstáculos” é o artesão Francisco de Assis Correia, 54. Ele,que perdeu a visão há oito anos e faz tratamento na SAC, explica que, quando chega “alguém novo ,fica difícil saber por onde passar”. Além das pessoas em situação de rua, o quiosque de chaveiro, os postes e as duas paradas de ônibus que ficam também dificultam a passagem, de acordo com a diretora presidente da SAC de Fortaleza, Josélia Sá e Almeida.

      Conforme o titular da Secretária Municipal do Meio Ambiente, Deodato Ramalho, uma revisão no local será feita a fim De retirar tudo aquilo que obstrui a passagem dos deficientes visuais. O chefe do Distrito de meio Ambiente da Secretaria Executiva Regional I (SERT I), Assis Macedo, informou ainda que o chaveiro já foi notificado pela Prefeitura e tem até o dia 30 de junho para desocupar o local.

      Já as pessoas em situação de rua que estão ocupando a calçada, vão receber visita de uma equipe do Distrito de Assistência Social da SER I, de acordo com a assistente social da regional Dayse Girão. A equipe vai verificar a real situação das famílias e tomar as providências necessárias.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior