Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Terça-feira - 14-12-2010
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Cegos] Novo semáforo sonoro deve ser instalado até o fim da semana


Com o novo semáforo sonoro, o cruzamento da Bezerra de Menezes com Padre Anchieta deve ficar mais seguro. Desde ontem, Dia Nacional dos Cegos, o novo aparelho está exposto no Instituto dos Cegos para teste

       No Dia Nacional dos Cegos, celebrado ontem em todo Brasil, Celso Florêncio do Nascimento, 68, recebeu uma boa notícia, “quase um presente”. Ele soube que, a partir do fim da semana, não vai mais precisar de acompanhante para atravessar a larga e movimentada Bezerra de Menezes. Um novo sinal sonoro será instalado no cruzamento, em frente à Sociedade de Assistência aos Cegos, mais conhecido como Instituto dos Cegos. Desde que o antigo semáforo sonoro quebrou, as pessoas com deficiência visual não se sentem seguras de fazer a travessia sozinhas. “Espero alguém. Não passo só para não correr riscos”, relata.

       Ao contrário do antigo, que funcionava automaticamente com três tempos para os carros e um para os pedestres, o novo sinal só será acionado quando a botoeira sonora for pressionada por cinco segundos. Depois disso, é só esperar o barulho contínuo, que indica travessia livre para pedestres. De acordo com o gerente de estudos e projetos do Controle de Tráfego em Áreas de Fortaleza (CTAFor) da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Gustavo Pinheiro, o tempo do sinal é de 40 segundos - 30 segundos de verde e 10 segundos de vermelho piscante, quando o som fica mais rápido.

Foto do Jornal O POVO
Ontem, no Dia Nacional dos Cegos, os deficientes visuais
testaram o novo semáforo sonoro no Instituto dos Cegos

       Em todo o cruzamento, dez botoeiras sonoras serão instaladas. Ontem, técnicos do CTAFor levaram o novo aparelho para o Instituto dos Cegos. Lá, as pessoas com deficiência puderam testar o semáforo. Brando Áquila Freire, 16, observou as instruções, escritas em braille na caixa onde fica o botão que deve ser acionado. “Para ativar o sinal sonoro aperte por cinco segundos”. Depois fez o teste e aprovou. “Agora vai ficar mais seguro. Os carros vão ter tempo necessário para parar e a gente vai poder passar sem precisar de ajuda”.

       O equipamento deve ficar no Instituto dos Cegos por duas semanas para que as pessoas com deficiência visual possam testar. Para o professor de Orientação e Mobilidade, André Frota, o novo sinal sonoro é um grande avanço, mas a garantia de uma travessia segura só será possível com a educação dos motoristas. “Não adianta um local que seja referência segura para os cegos, se os carros não respeitam. Param em cima do local de passagem dos pedestres, avançam o sinal”, critica. No cruzamento há ainda motoristas que costumam fazer retornos irregulares.

Volume baixo
       Além da dificuldade com os carros, alguns cegos reclamam também do baixo volume do antigo semáforo. “A gente tem que contar com a sorte, pois tem muito carro passando e fica difícil ouvir”, aponta Janaína Rodrigues, 25, que faz cursos no Instituto dos Cegos. Por isso, segundo Pinheiro, o novo equipamento, ao ser pressionado, acionará todos os outros do cruzamento. “Todos vão emitir o som ao mesmo tempo. Assim eles vão poder ouvir melhor”, explica. Na Capital, até o momento, apenas quatro travessias para pedestres têm sinal com sistema de botoeiras sonoras.

O CIDADÃO

Mais segurança
Para o cego José Carlos Batista Dutra, 22, o antigo sinal sonoro não era confiável. “O barulho dos carros era bem mais alto. Não adiantava muito”, relembra. Com o novo equipamento, ele espera que a travessia possa ser feita com mais segurança. “Hoje, por exemplo, passei com meu acompanhante. Se tiver que sair só tem que ser com Jesus de mãos dadas”, brinca.

Foto do Jornal O POVO
José Carlos Batista Dutra, 22 anos

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Mais de 300 pessoas que frequentam a Sociedade de Assistência aos Cegos dependem de um semáforo sonoro para atravessar a Bezerra. A previsão para a instalação do novo semáforo é até o fim da semana.

SAIBA MAIS
Na edição do último dia 7, O POVO mostrou que na contagem de profissionais da Sociedade de Assistência aos Cegos já faz cerca de três semanas que o antigo sinal sonoro apresentou defeito e o órgão responsável foi comunicado.

Já o CTAFor informou que detectou o problema no último dia 29 de novembro.

Na Capital, os quatro cruzamentos onde há sinal com botoeiras sonoras são: Bezerra de Menezes com rua Padre Ibiapina; Mister Hull, entre a rua Rui Monte e a rua Anário Braga; avenida Frei Cirilo com rua Letícia, em Messejana; e no cruzamento da Leste-Oeste com Dom Manuel.

A previsão do CTAFor é colocar em todos os semáforos da Bezerra de Menezes que tenham estágio para pedestre uma botoeira sonora.

Isso deve ocorrer após o fim das obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) na via. Na avenida, a obra está em pleno andamento com previsão de conclusão em fevereiro de 2011.

De acordo com os técnicos do CTAFor, uma botoeira convencional custa R$ 333. Já o novo equipamento sonoro custa cerca de R$ 2.100.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior