Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sexta-feira - 23-09-2011
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Cegos] Semana de celebração termina hoje


Sociedade de Assistência aos Cegos completou, na última segunda-feira, 69 anos. Para comemorar, foi realizada semana de atividades que se encerra hoje

       Terminam hoje as comemorações pelo aniversário da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) que, como de costume, duraram toda a semana. A celebração dos 69 anos, completados na última segunda-feira (19) contou com atividades como exposição de arte e feira cultural. Para este ano, foi escolhido o tema “Repensando o amanhã”, numa homenagem ao meio ambiente.
       O foco da semana é o fim da poluição, e, por isso, trabalha quatro conceitos: repensar, reduzir, reciclar e reutilizar. “É uma mensagem para que as pessoas melhorem as atitudes com o meio ambiente”, explica Cássia Aquino, coordenadora do Instituto Hélio Góes, vinculado à SAC. Segundo ela, as atividades são voltadas para os alunos da escola e para os assistidos — aqueles que já concluíram a formação.
       Para Cássia, essa é uma forma de promover a integração entre os alunos e familiares. “É uma oportunidade para que as pessoas venham e pensem como podem fazer sua parte”, explica. Além de público, os estudantes também ajudam na organização do evento, que toma as salas de aula da instituição. José Carlos Bezerra, 16, está ajudando os trabalhos na sala Reutilizar. “É uma oportunidade muito boa”, afirma o garoto que tem baixa visão.

Foto do Jornal O POVO
Campanha deste ano enfoca a temática
do meio ambiente

      Outra atração da semana de comemorações é a exposição Retalhos da Memória, do aluno Celso Florêncio, que ficou cego em 2006. O senhor de cabelos grisalhos frequenta a escola há três anos e não esconde: “Tenho a mesma idade da sociedade”. As 11 obras expostas foram elaboradas desde o começo do ano, segundo ele, com folhas de revista. “A exposição é inspirada na minha vida quando cheguei a Fortaleza”, explica o artista, natural de Redenção.

Movimento
      As peças são miniaturas de brinquedos de parques de diversões “Quis fazer coisas que tivessem movimento como a vida e aqui está aquilo que me traz alegria”, afirma Celso. Além das esculturas, o aposentado também mostra uma coletânea de poemas sobre sua vida e sobre as obras. “Sou curioso e tenho a ‘maluquice’ de sempre querer me desafiar”, ensina ele.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
      A Sociedade de Assistência aos Cegos é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 19 de setembro de 1942. Possui um hospital, uma clínica, e a primeira escola voltada para deficientes visuais do Estado.

SERVIÇO
      Conheça a Sociedade de Assistência aos Cegos
      A SAC oferece aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de aulas de inserção na sociedade adaptação às necessidades dos deficientes visuais, de dois anos de duração. Há também um curso voltado para profissionais das áreas da saúde e educação para trabalhar com deficientes visuais. A sociedade recebe visitantes todas as quartas-feiras.

      Sociedade de Assistência aos Cegos
      Endereço: Avenida Bezerra de Menezes, 892 - São Gerardo

      Mais informações: 3282 61110

SAIBA MAIS
      Programação de hoje
      8h: Encerramento da Feira Cultural.
      13h: Lançamento do audiolivro “Laboratório 6 - Fortaleza”, de Ana Paula Rabelo.
      13h30min: Posse dos novos membros da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos
      14h 30min: Apresentação musical


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior