Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Quarta-feira - 17-11-2011
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Natal] Tempo de ser solidário


Nesta época do ano, muitos se sensibilizam e têm vontade de ser o Papai Noel de alguém. Em Fortaleza, as várias campanhas de Natal dão essa oportunidade. Recebem brinquedos, alimentos, livros, móveis e até eletrodomésticos

      É no Natal que os sentimentos nobres costumam ser mais intensos. Quem tem um pouco mais se sensibiliza com a causa de quem, muitas vezes, não tem quase nada. Presenteia com algum brinquedo, leva conhecimento por meio de livros ou alivia a fome. Em Fortaleza, instituições sociais, hospitais e empresas, por meio de campanhas, dão a oportunidade de cada um ser um pouco Papai Noel do outro. E deixar o Natal do próximo mais feliz.
 

Foto do Jornal O POVO
São várias as opções em Fortaleza para
ajudar quem precisa no Natal

      Nos Correios, cerca de seis mil folhas de caderno reúnem sonhos. Crianças de 205 escolas públicas e da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) escreveram para o Papai Noel pedindo patins, casinhas de boneca, roupas... Quem quiser ser o bom velhinho de um dos pequenos pode ir até uma das 17 agências que estão participando da campanha Papai Noel dos Correios, escolher uma carta e comprar o presente. Os sonhos devem ser providenciados até o dia 9 de dezembro.
      “Cada cartinha tem uma história particular. É bom ler antes de escolher. Sempre há algo que sensibiliza mais a gente”, encorajou a coordenadora da campanha, Magda Cruciol. No shopping Benfica, pedidos de presentes de duas mil crianças de instituições sociais enfeitam três árvores na entrada principal. A Árvore do Bem aguarda as doações. Quem quiser ajudar, escolhe um presente e tem até 12 de dezembro para fazer a entrega no shopping.
      Já campanha Natal sem Fome dos Sonhos está recebendo brinquedos novos. Mas vai além. Pede livros (novos ou usados, em bom estado) para levar conhecimento a crianças e adolescentes. Os brinquedos vão ser distribuídos numa festinha de Natal para comunidades. Já os livros vão compor os Espaços de Leitura, projeto do Instituto Nordeste Cidadania de incentivo à leitura. São 46 espaços no Ceará, espalhados em associações, escolas e ONGs.
      “Tem leitura, contação de histórias, teatro de boneco. É um espaço de cultura para as crianças”, explicou o artista plástico, Antenor Lago, assessor técnico do Instituto Nordeste Cidadania, instituição responsável pela campanha. Os adultos também podem ser presenteados no Natal. A Legião da Boa Vontade (LBV) está arrecadando alimentos não-perecíveis. A ideia é montar cestas básicas para famílias de comunidades do Vila Manoel Sátiro, Maraponga e Mondubim.
      Há também campanhas que recebem de tudo. O Emaús na Praça, a partir do dia 1º, estará no Bosque Eudoro Correia, no Dionísio Torres, recebendo livros, roupas, calçados, brinquedos, móveis e eletrodomésticos. “Até um jarrinho com planta que a pessoa não queira mais”, completou Jarlyne de Queiroz, vice-presidente do Emaús, no Vila Velha. As doações, depois de recuperadas, são vendidas num bazar. “Isso gera emprego e renda para a comunidade”.

ENTENDA A NOTÍCIA
      No Natal, sentimentos nobres costumam tomar conta das pessoas. Nos dias que antecedem a festa, muitos se sensibilizam com a causa do próximo e se preparam para doar. Em Fortaleza, há opções para ajudar quem precisa.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior