Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 30-09-2012
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br

Cegos] Instituto sofre com atraso de repasses


Presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, conhecida por Instituto dos Cegos, reclama de redução dos encaminhamentos e atraso nos repasses do SUS

Aline Moura
ESPECIAL PARA O POVO
alinemoura@opovo.com.br

      A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), popularmente conhecida como Instituto dos Cegos, sofre com a gradativa diminuição de encaminhamento de pacientes e com o atraso no repasse de recursos, provenientes do convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme Josélia Almeida, presidente da SAC, a instituição filantrópica depende de recursos arrecadados com os serviços de saúde para manter atividades desenvolvidas na área da educação.

      As atividades de ensino, cultura, esporte e lazer, proporcionadas gratuitamente a mais de quatro mil crianças, jovens e adultos cegos, estão ameaçadas, segundo Josélia, porque dependem do convênio que o Hospital Alberto Baquit Junior, que integra o SAC, mantém com o SUS. “Como somos uma entidade filantrópica, 60% do atendimento do hospital tem que ser pelo SUS”, explica. Com a diminuição dos encaminhamentos, o hospital passou a funcionar aquém da capacidade.

Foto do Jornal O POVO
Instituto oferece atividades de ensino,
cultura e lazer a cegos

      A presidente lembra que até 2005, o hospital funcionava 24 horas, chegando a realizar em torno de 600 cirurgias mensais. Desde aquele ano, no entanto, o número de cirurgias pelo SUS teve queda drástica. O mês de setembro termina com apenas 88 cirurgias, cita Josélia. “A única coisa que queremos é ser respeitados”, desabafa. Ela conta que os recursos referentes às cirurgias que são feitas demoram em média três meses para serem repassados.

      Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o processo de solicitação de análise das contas do Instituto dos Cegos está em tramitação na Célula de Atenção Especializada. A assessoria informa que o processo chegou ao órgão recentemente. Sobre o encaminhamento de pacientes, a SMS esclarece que agenda ofertada pelo Instituto dos Cegos é encaminhada normalmente para as unidades de saúde e funciona conforme a demanda.

Atendimento
      Além da escola, a SAC tem um centro de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. Além de cegos de nascença, a entidade atende pessoas com baixa visão, em processo de cegueira. Para elas, existe o núcleo de orientação e mobilidade para auxiliar a adaptação na nova condição.

      Aos 85 anos, a aposentada Francisca Tavares vai diariamente ao instituto participar de atividades de dança, canto, ginástica e ioga. Ela conta que perdeu a visão há 15 anos, mas isso não a impediu de aproveitar a vida e conhecer novas pessoas. “O que botam para mim, eu faço”, garante dona Francisca.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Fundada em 1942, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), conhecida por Instituto dos Cegos, depende dos recursos de convênio com o SUS para financiar atividades voltadas para os cegos.

Saiba mais
A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) mantém um núcleo de imprensa responsável por produzir diversos materiais para a leitura do público cego. Diariamente, as principais matérias do O POVO são transcodificadas para o braille, o sistema de leitura para cegos.

O trabalho é feito por três digitadores e duas revisoras cegas. De acordo com Alana Saraiva, uma das revisoras, a equipe faz uma seleção das principais notícias do dia e passa o texto para o braile.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior