Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Domingo - 20-10-2013
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br

Audiolivros
Os livros que ganham vida pelas vozes de voluntários


Os audiolivros e os livro falados são portas abertas à literatura para as pessoas com deficiência visual. Na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), voluntários gravam os livros usados pelas pessoas assistidas

      Ser ponte entre a vontade de saber e o conhecimento que pulsa nos livros é construir caminhos de aprendizado e troca de experiências enriquecedoras. Muitos são aqueles que se movem para se transformar em pontes entre pessoas com deficiência visual e os livros.

      Nesta semana, a necessidade de voluntários para o setor de livro falado na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) promoveu uma movimentação de curtidas, compartilhamentos e comentários nas redes sociais.

      Com a animação do mundo virtual, os telefones da SAC congestionaram, e as 11 vagas foram rapidamente preenchidas, garantindo mais livros falados e conhecimento partilhado para as pessoas que usam o acervo da instituição para ter acesso aos livros didáticos e à literatura em geral. Além do serviço de gravação realizado no local, materiais recebidos de outras instituições também formam o acervo da biblioteca do SAC, definida pelo professor Paulo Roberto Cândido, coordenador do laboratório de informática do Instituto, como muito atuante e procurada.

Audiolivros

      O encanto de partilhar palavras também está presente nas salas e estúdio de rádio da Faculdade 7 de Setembro (FA7). O projeto Audiolivro envolve alunos desde 2008 na jornada de transformar o mergulho que a leitura proporciona em uma experiência enriquecedora quando o mesmo enredo chega por meio de um CD.

      O vasto material produzido durante esses anos foi distribuído para 25 parceiros no Ceará e outros estados, chegando a pessoas com deficiência visual e em alfabetização, crianças e interessados em literatura. Autores como Clarice Lispector, Airton Monte e livros infantis já foram gravados pelo projeto.

      Neste semestre, o foco do projeto são as mulheres cearenses. Foram escolhidos 14 textos de autoras como Tércia Montenegro, Joice Nunes, Fernanda Meireles e Mariana Marques, além de alunas da faculdade. O lançamento desse audiolivro está previsto para novembro. A edição da interpretação dos textos inclui efeitos e trilhas que permitem o envolvimento e a sensação de tudo o que está sendo ouvido, explica a monitora do projeto, Elrica Olinda.

Foto do Jornal O POVO
O encanto de partilhar palavras está presente nas salas e estúdio
de rádio da Faculdade 7 de Setembro

      Ana Paula Rabelo, professora da FA7 responsável pelo projeto, ressalta a parte lúdica que a interpretação dos textos oferece nos audiolivros. “A chuva não é só uma gota no telhado, tem que ser um terremoto no coração”, explica ao comentar a sensação de ouvir o que todo livro conta aos seus leitores e, nesse caso, ouvintes.

      A aluna de Publicidade da faculdade, Priscila Rodrigues, explica que a intenção é levar a literatura às pessoas e divulgar autores, como as cearenses do projeto em andamento.

      Wallison Santos é aluno do 1º semestre de Jornalismo da FA7 e tem a experiência de quem sabe bem da importância dos audiolivros como ferramenta de conhecimento e acesso à cultura. Ele foi aluno do Instituo Hélio Goés, mantido pela SAC, durante cinco anos, pois tem uma deficiência visual. “Eu peguei vários livros lá e sabia como esse projeto é importante”, disse, ressaltando que, apesar do bom acervo, mais livros são sempre necessários.

Serviço

Sociedade de Assistência aos Cegos
Endereço: Avenida Bezerra de Menezes, 892 - São Gerardo.
Telefone: 3206 6800
Site: www.sac.org.br


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior