Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Sábado - 27-05-2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Diabetes e hipertensão são doenças que mais causam cegueira adquirida


Pacientes portadores de diabetes e hipertensão arterial já são propensos a desenvolver doenças oculares que, lentamente, podem causar cegueira

Foto do Jornal O POVO
 Sociedade de Assistência aos Cegos, conhecida como
Instituto dos Cegos, é referência em
atendimento nas áreas de saúde e também educação

O diabetes é a doença crônica que mais causa cegueira. Além de atingir o metabolismo, compromete a circulação sanguínea. Assim como os rins, os olhos são extremamente irrigados, microvascularizados, por isso apresentam essa sensibilidade. “O diabetes descompensado leva a alterações na circulação, que levam a hemorragias, microaneurismas e proliferação dos vasos da retina”, detalha o endocrinologista Miguel Nasser. O paciente diabético estará, então, propenso a ter a doença conhecida como retinopatia diabética.

O oftalmologista Arruda Filho conta que é comum as pessoas chegarem ao consultório reclamando de dores no olho, falta de visão, sem sequer saberem que são diabéticos. “A primeira coisa que eu testo é se a pessoa precisa ou não de óculos. Paciente diz que usava óculos e de uma hora para outra não enxerga mais com ele. Vejo o grau que ele usa, prescrevo outro. Ele volta 15 dias depois e continua sem ver direito. Aí já passo um exame de sangue”, conta. Glicemia é o nome dado à quantidade de glicose no sangue que, em altas taxas, significa diabetes. “Enquanto a glicemia estava boa, os óculos servia, depois que subiu, miopizou ele”, acrescenta.

Isquemia e trombose na retina podem acometer pacientes hipertensos. O aumento da pressão arterial dentro do olho pode ocasionar o rompimento de alguns vasos

O diabetes altera a permeabilidade dos microvasos sanguíneos do olho, mais especificamente da retina, no nervo óptico. A retinopatia é um dos mecanismos de ação do diabetes que pode levar à cegueira de forma irreversível. “Quando o quadro evolui, pode levar a processo de isquemia (diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea) ou trombose (formação de coágulo) das artérias e do nervo da retina. Isso pode levar ao chamado glaucoma secundário, ou neovascular”, detalha.

A isquemia e a trombose na retina podem acometer também pacientes hipertensos. O aumento da pressão arterial acontece dentro do olho, de maneira crônica ou aguda, podendo ocasionar o rompimento de alguns vasos e, então, provocar hemorragias oculares. “Assim como pode ocorrer a isquemia. O sangue não chega àquela região e quando se faz o exame já vê a retina branca, porque não é irrigada. Isso pode levar o paciente à cegueira. O olho é o pedaço de tecido menor do organismo e que pode dar mais diagnósticos”, diz Arruda.

Imagem do Jornal O POVO

Prevenção

A “falta de tempo”, o descuido, o trabalho excessivo foram os motivos para que Adriana Vasconcelos Loiola, 43, e Marcos Antônio Silva do Nascimento, 55, perdessem a visão nos últimos anos. Diabéticos, ambos só prestaram atenção nas taxas de glicemia quando manchas escuras, conhecidas como “moscas volantes” começaram a atrapalhar a visão. “Senti uma dor horrível no olho. Fui ao médico e ele passou um colírio. Depois eu fiz a pior coisa, comprei uns óculos de farmácia, melhorava, e eu achei que estava tudo bem,”, lembra Adriana.

Isso aconteceu em 2013. No ano seguinte, uma nova dor, acompanhada da mancha. “Eu perguntava se alguém estava vendo aquilo no meu olho”. Adriana foi a outro médico e então recebeu o diagnóstico de retinopatia diabética. Fez exame chamado mapeamento da retina e comprovou que, em um dos olhos, a retina já havia atrofiado. “Eu enxergo um pouco dos lados e só. Nunca imaginei que o diabetes poderia me deixar sem a visão”. Adriana sabia que precisava controlar a glicemia desde os 25 anos.

Para Marcos, a correria do cotidiano e do trabalho, assim como para Adriana, era a justificativa para a falta de atenção com a saúde. Em 2010 começou a sentir a vista embaçada e cansada. “Fui ao oftalmologista e ele disse que eu tinha retinopatia diabética. Fiz o tratamento para evitar o deslocamento de retina. Em 2014, comecei a sentir dificuldade para ler e, mesmo depois de saber do meu problema, acabei não me cuidando”. Ele fez procedimento cirúrgico em um dos olhos e, no ano seguinte, sentiu o mesmo problema no outro. “Tenho hoje 20% da visão no olho direito (o primeiro a indicar problemas) e 15% no esquerdo”. (Sara Oliveira)

SAIBA MAIS

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, 6,5 milhões de brasileiros declararam cegueira total ou grande dificuldade.

Conforme estimativa da OMS, entre 60% a 80% dos quadros de perda de visão no País poderiam ter sido evitados.

SERVIÇO

A Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO) realiza ações voltadas para o atendimento gratuito, com exames de prevenção, da população carente, além de duas campanhas anuais, voltadas ao glaucoma e retinopatia diabética
Tel: (85) 3264 9404
Onde: avenida Dom Luís, 300, sala 1127 - Meireles

Outras informações:
www.sco.med.br
www.facebook.com/sociedade.deoftalmologia

A Sociedade de Assistência aos Cegos presta atendimento em oftalmologia nas áreas de educação e saúde
Tel: (85) 3206 6800
Onde: avenida Bezerra de Menezes, 892 - São Gerado

Outras informações:
www.sac.org.br/instituto


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior