Jornal O POVO
Sábado - 28-04-2018
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Um olhar diferente


No último dia 22, foi dado o pontapé inicial de uma importante atuação do Ministério Público, inspirada no projeto “Olhos que Enxergam com o Coração”, dos alunos de pós-graduação em gestão empresarial da Unifor. Tal iniciativa objetiva promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência nas atividades desportivas.

O projeto-piloto nasceu de um termo de ajustamento de conduta celebrado entre órgãos governamentais capitaneados pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, os dois maiores times de futebol no nosso Estado, empresas privadas e a Sociedade de Assistência aos Cegos (Instituto dos Cegos), que se comprometeram a viabilizar amplo acesso e participação dos alunos com deficiência visual à Arena Castelão, nos dias de jogos do Campeonato Brasileiro.

Os alunos tiveram a oportunidade de entrar nos vestiários, percorrer o gramado, apalpar as redes e traves, aventurar-se em chutar a bola e assistir à partida de futebol com narração especialmente dedicada às suas peculiaridades sensitivas. Certamente será um dia inesquecível para cada um dos que compareceram à Arena Castelão e para aqueles que poderão participar dos próximos eventos já agendados, até o final do ano.

É um lindo projeto, que deve ser aplaudido pela sua grandeza em tempos tão difíceis, especialmente pela responsabilidade social das empresas envolvidas e pelo compromisso do poder público em fazer cumprir o direito à acessibilidade e participação da pessoa com deficiência, quebrando as barreiras que as separam da sociedade envolvente.

Espero que projetos como esse se alarguem para além do esporte e do futebol e contaminem a todos os empresários que, voluntariamente, decidam contribuir para uma sociedade mais justa e solidária. Os verdadeiros cegos ou homens de pouca visão são os que, deliberadamente, fecham os olhos e os cofres para iniciativas como essa.


Márcio Torres
marciotorres@mpf.mp.br
Procurador da República


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior