Jornal O POVO
Terça-feira - 16-06-2020
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
GUIA DO BEM
PARA NÃO APAGAR O
SORRISO


ANA BEATRIZ CALDAS

SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS ENFRENTA DIFICULDADES PARA MANTER INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EM MEIO À PANDEMIA

Durante a pandemia de coronavírus, muitas associações e organizações beneficentes têm tido problemas para se manter em decorrência da baixa quantidade de doações de voluntários. A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), no entanto, enfrenta outra dificuldade: por causa das medidas de isolamento social, o hospital e a clínica da entidade tiveram uma queda de 90% nos atendimentos – e é dos dois empreendimentos de saúde que vêm toda a verba para a manutenção das atividades.

A arrecadação é realizada através de exames, consultas e cirurgias oftalmológicas, cujos valores são divididos entre os profissionais de saúde e o caixa da instituição. A verba é responsável por manter ativo o Instituto Hélio Goes, espaço de ensino destinado a crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual que buscam educação formal, profissionalização, integração social e reabilitação.

“Não recebemos nenhuma verba governamental e também não costumamos receber doações em dinheiro, toda a manutenção vem do que arrecadamos na clínica e no hospital. No entanto, neste momento, precisamos de ajuda para conseguir continuar com nosso trabalho, pois as pessoas têm tido receio de vir fazer exames e consultas”, explica a presidente da SAC, Lizélia Sá e Almeida.

Foto Jornal O POVO

Os espaços atendem pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento particular e convênios. Com a pandemia, o número diário de pacientes que utilizava os serviços do complexo de saúde da SAC caiu de 100 para menos de dez, apesar de a clínica ter continuado realizando consultas e exames durante o período de isolamento social rígido. No dia 3 de junho, o hospital também voltou a operar e agora já está apto para a realização de cirurgias eletivas, mas ainda há poucos procedimentos marcados.

AS ATIVIDADES

O Instituto Hélio Goes atende 130 alunos entre os primeiros anos da educação infantil e o nono ano do ensino fundamental. Além da grade curricular obrigatória, as crianças também têm acesso a atividades como hidroterapia e cursos de música, dança, teatro e informática. Os alunos matriculados possuem atendimento psicológico e assistencial garantido e recebem, diariamente, cinco refeições. A escola também assiste 180 jovens e adultos que perderam a visão e os auxilia no processo de reabilitação, com atividades de integração e profissionalização que buscam conceder autonomia e autoestima a quem ainda enfrenta dificuldades para se adaptar à deficiência visual. “Os reabilitandos são pessoas que perderam a visão já na idade adulta, geralmente, e que vêm da vivência de alguém sem deficiências. Por isso, eles precisam aprender uma nova escrita, uma nova forma de ver a vida. Nosso objetivo, com eles, é mostrar que a vida continua”, explica a gestora administrativa da SAC, Socorro Alencar. Ao todo, são 35 profissionais de diferentes setores dedicados a suprir as principais necessidades de alunos e assistidos, que no momento atuam de forma remota para manter algumas das atividades – já que muitas exigem o tato e a presença.

Foto do Jornal O POVO
Alunos da Sociedade de Assistência aos Cegos em atividades antes da Covid-19

Como ajudar?

Segundo a presidente da SAC, a instituição é o grande apoio da comunidade cega no Ceará e, por isso, precisa continuar na atividade para que os beneficiados tenham acesso pleno à cidadania. “Quando essas pessoas encontram apoio, eles se sentem fortalecidos. Se o instituto não atendê-los, muitas vezes, eles não têm para onde ir”, conta Lizélia. No momento, há quatro maneiras de ajudar a associação a manter seu trabalho:

1. DOAÇÃO VIA TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
A entidade aceita doações em qualquer valor em sua conta do Banco do Brasil. O dinheiro será utilizado para manutenção do espaço físico, pagamento de funcionários, compra de recursos alimentícios, educativos e material de limpeza, entre outros. Dados para doação: Agência 1702-7 / Conta Corrente 119980-3 / CNPJ 07.018.138 / 0001-67.

2. DOAÇÃO VIA BOACAUSA
Também é possível doar qualquer quantia em dinheiro através da plataforma de financiamento BoaCausa.net. A página do projeto, intitulado Ampla Visão, que tem como meta o valor de R$ 50 mil, pode ser acessada no link https://bit.ly/2UcsOZe.

3. DOAÇÃO DE INSUMOS
Com as aulas presenciais suspensas por tempo indeterminado, a instituição está recebendo cestas básicas e material de proteção contra a Covid-19 para entregar às famílias dos alunos. Para mais informações sobre doações via trasferência, BoaCausa ou de insumos, ligue para (85) 3206.6830 ou (85) 98956.6104.

4. REALIZAÇÃO DE EXAMES E CONSULTAS
Com a reabertura gradual das atividades econômicas, o número de pacientes têm crescido – mas ainda não chega a 50% do que o de antes, nos melhores dias. Por isso, a principal forma de auxiliar a instituição a se manter ainda é através da marcação de consultas, exames ou priorizando o hospital na hora de realizar uma cirurgia oftalmológica. Para informações sobre consultas e exames, entre em contato através dos telefones (85) 3206.6800 ou (85) 3206.6801. Para contatar o hospital, ligue para (85) 3206.6820.

Foto do Jornal O POVO

NÓS POR NÓS / FAÇA A DIFERENÇA PARA QUEM PRECISA
NÓS POR NÓS
FAÇA A DIFERENÇA PARA QUEM PRECISA

O Nós por Nós é um movimento do O
POVO que faz a ponte entre quem precisa
e quem pode ajudar. A proposta é fortalecer
a corrente do bem que resiste, apesar de
tudo. Se você pode, doe. Vamos mostrar,
que, sim, a humanidade deu certo.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior