Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Segunda-feira - 20-09-1943

Fortaleza - Ceará - Brasil
INAUGURADA ONTEM A "CASA DOS CEGOS"


Como decorreu a solenidade

    Revestiu-se de grande brilhantismo, o ato inaugural ontem, pela manhã, da "Casa dos Cegos" confortavelmente, instalado em amplo edifício da Avenida Bezerra de Menezes.
    Às 8 hs. 30, precisamente, teve lugar e benção do predio por D. Manuel da Silva Gomes, ex-arcebispo de Fortaleza.
   A seguir o revedmo. padre Arquimedes Bruno celebrou missa á qual estiveram presentes os cegos e numerosas pessoas da sociedade cearense, especialmente convidadas.

A INAUGURAÇÃO

    A inauguração da "Casa dos Cegos" ocorreu depois de 9 horas.
    Aberta a solenidade pelo exmo. sr. interventor federal, dr. Francisco de Menezes Pimentel, falando o dr. Raimundo Girão, em nome da diretoria do núcleo cearense da Legião Brasileira de Assistência e o padre Arquimedes Bruno.
    Finalmente, falou o cego José Esmeraldino de Vasconcelos, que em seguida, executou em um serrote, números de música, recebendo entusiasticos aplausos.

VISITA ÀS DEPENDÊNCIAS
DA "CASA DOS CEGOS"

    Encerrada a cerimonia inaugural a nossa reportagem visitou as diversas dependencias da "Casa dos Cegos".

OFICINAS PARA TRABALHO

    É interessante salientar que os cegos agora poderão desenvolver atividades em beneficio coletivo. Trabalharão os cegos em oficinas diversas, procedendo ao empanhamento de cadeiras, etc.

TAMBÉM UMA ESCOLA

    A "Casa dos Cegos" será dotada também de uma escola, dirigida por dois "professores" que nunca tiveram a aventura de conhecer a luz do sol. Por meio dessa escola eles poderão em breve ler livros especialmente escritos para cegos.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC