Jornal O POVO
Sábado - 15-01-1977
Fortaleza - Ceará - Brasil
Instituto dos Cegos instala o 1º Banco de Olhos do Ceará


    O Instituto dos Cegos no Ceará acaba de instalar em Fortaleza, o primeiro banco de olhos do Estado, que permitirá aqueles que não tem visão, enxergarem. Para que isso agora aconteça resta apenas a doação voluntária de olhos, sendo o transplante de córnea um dos mais fáceis.
    A idéia da criação deste banco surgiu há cerca de 3 anos, mas devido o alto custo da aparelhagem, somente foi possível a sua instalação em dezembro do ano passado, graças ao esforço empreendido pela direção do Instituto, tendo a frente o seu diretor-Geral Francisco Waldo Pessoa de Almeida.
    Em homenagem ao fundador daquela casa ele recebeu a denominação de Hélio Góes Ferreira, principal incentivador do transplante de córneas no Ceará, defendendo-o essencialmente para crianças.

Foto do Jornal O POVO

    Segundo o Dr. Francisco Waldo, "a operação é cara, não sendo no entanto difícil, mas porém muito laboriosa, necessitando de acentuada destreza manual". Continuou em seguida, afirmando que a realização deste tipo de cirurgia depende da ajuda de outros colegas. Atualmente o corpo clínico do Instituto dos Cegos está composto dos médicos, Francisco Waldo Pessoa de Almeida, Antonio Mont´Alverne Lopes, Emilson Barros de Oliveira e da Dra. Iara Cidão.

O BANCO

    O banco de olhos do Instituto funcionará à base de doações. As pessoas interessadas, devem comparecer a sede daquela entidade beneficente, a fim de manifestarem o desejo em vida de doar o globo ocular. Logo que aconteça sua morte, o Instituto providenciará a retirada daquele órgão, que é colocado em um recipiente próprio, devendo ser transplantado para o receptor um prazo máximo de 72 horas.
    O banco está constituído de aparelhos altamente sofisticados, vindos especialmente da Alemanha, sendo composto dentro outras de microscópio próprio para micro-cirurgias, trépanos, pinças e tesouras.
    Cerca de 15 cegos encontram-se naquele Instituto à espera de doadores. Enquanto isso, eles estão sendo assistidos social e educacionalmente, bem como realizam trabalhos de natureza variadas, no Departamento de Terapia Ocupacional. A preocupação da entidade é promover e integrar o cego no seio da sociedade.

VITÓRIA

    A instalação deste banco de olhos no Instituto dos Cegos em Fortaleza foi uma das maiores vitórias já conseguidas por aquela casa nos últimos anos. Mas a vitória não foi somente do Instituto, da população cearense, principalmente para aqueles nascidos ou não cegos, jamais pensaram na possibilidade de ver a luz do dia. O fato vem obtendo repercussões positivas em todo o Estado, já que os benefícios daquele transplante serão estendidos a todos. O Instituto também atende segurados do INPS.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC