Jornal O POVO
Quarta-feira - 20-09-1978
Fortaleza - Ceará - Brasil
Instituto de Cegos - 35
anos aliviando a dor alheia


Foto do Jornal O POVO
Os alunos recebem tudo gratuitamente




Foto do Jornal O POVO
No instituto, as crianças aprendem a conviver naturalmente com seus colegas normais

Foto do Jornal O POVO
Antonio pode trabalhar como
massagista

    Ontem, o instituto de Cegos do Ceará comemorou seus 35 anos de existência, com uma programação que constou de missa de ação de Graças, às 19h30min, entrega de Certificado aos participantes do Curso de Massagem, às 20 horas, a apresentação de números artísticos, a partir das 20h30min.
    O Instituto de Cegos do Ceará mantém convênios com a LBA - Fundação Legião Brasileira de Assistência CNESP/MEC, Secretária de Educação do Estado, clubes de serviços, Detran - através de estacionamento rotativo, além de receber donativos de voluntários, interessados em ajudar os cegos.

    CURSO DE MASSAGEM

    Pela primeira vez, o Instituto de Cegos realizou um Curso de Massagem, de 120 horas, do que participaram 15 cegos. O curso patrocinado pelo PIPMO e LBA, objetivou formação profissional de massagistas, e ontem seus onze participantes (quatro deles foram eliminados) receberam seus certificados. Mas o cego "ainda encontra muitas barreiras, para estagiar ou trabalhar", afirma a fisioterapeuta do Instituto, Lindezir Almeida Lima. Ela acha que os diretores de Clinicas da cidade, por exemplo, podiam aproveitar mão-de-obra dos concludentes do Curso de Massagem. Explica que antes os cegos faziam treinamento no SENAI, a fim de se reabitarem em profissões que pudessem exercer. "Mas esse Serviço de Colocação Profissional para cegos acabou" diz ela. Além disso o curso de massagista "teve um verba muito pequena, por isso o número de vagas foi apenas quinze cegos". No entanto, dois concludentes do Curso já conseguiram ser admitidos como massagista no Centro de Fisioterapia de Fortaleza, após breve estágio que á fizeram.

O INSTITUTO

    Quanto ao Instituto dos Cegos, funcionam conjuntamente a parte hospitalar, pedagógica e de reabilitação. Segundo a fisioterapeuta Lindezir, o que está faltando no Instituto é recurso para manter psicólogos, terapeutas ocupacionais, que poderiam auxiliar muito na tarefa de socialização dos cegos. No setor de reabilitação, os cegos são beneficiados com tratamento de fisioterapia e assistência social. O Instituto dos Cegos prestam também assistência oftalmológica, dentária e pedagógica. O serviço mais recente e pioneiro no Ceará é o "Treinamento de Visão Subnormal", para os elementos portadores de resíduos visuais (pouquíssima visão), e com o treinamento as pessoas consideradas cegas passarão a ter uma visão sub normal, que dá "para quebra o galho".
    A Diretora pedagógica, Maria Neuza Fonteles, explica que o Instituto dos Cegos do Ceará recebe crianças de seis anos até a idade adulta. "Eles recebem tudo gratuitamente, não pagam e nem a Caixa Escolar", afirma. Atualmente o novo curso de natação deles está atraindo muito, e um dos concludentes do Curso de Massagem, Antônio Moura Teixeira, diz que já é "um atleta", além de bom massagista. Ele ainda está procurando emprego nas clinicas da cidade, e diz ter vocação para fazer massagens. "Gostei do Curso, só que o tempo foi muito pouco", ele diz, acrescentado que as matérias não foram muito difíceis, "porque a gente já tinha dado o corpo humano".


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC