Jornal O POVO
Quinta-feira - 20-09-1979
Fortaleza - Ceará - Brasil
Instituto dos Cegos comemora aniversário


    O Instituto de Cegos Dr. Hélio Goes Ferreira comemorou ontem, mais um aniversário de fundação.
    Houve missa oficialicialidada pelo padre Francisco Abelardo Ferrreira Lima com a participação de Dom Edmilson Cruz, aposição do retrato do Secretário de Educação, visita ás dependências da escola até o refeitório onde foi inaugurada uma placa em homenagem a dona Maria Macedo e apresentações artísticas pelos alunos.
    A programação iniciada às 19 horas contou com a participação do grande público e com presença de Dona Maria Macedo, Irene Bessa - da secretária de Educação, tenente João Bosco - representante do Governador, Maria da Conceição Pessoa - Coordenadora da Campanha de Alimentação Escolar e outras autoridades ligadas ao ensino em nosso Estado.

Foto do Jornal O POVO
A solenidade contou com a participação ativa
dos internos

DADOS HISTORICOS

    Segundo ata de 5 de fevereiro de 1946, a Casa do Cego do Ceará passou a ser chamada de Instituto dos Cegos do Ceará, tendo recebido também a primeira ajuda oficial. Um ano depois foi criada a Cooperativa de Trabalhadores de Cegos e Amblíopes com a finalidade de conceder empréstimo aos seus dependentes.
    O trabalho de prevenção à cegueira foi iniciado em 1967 quando do recebimento de um gabinete oftalmológico doado pelo Rotary Clube Oeste. Neste período inaugurou a oficina de trabalhadores de cerâmica, cestaria, macramê e enfiagem. Três anos mais tarde filiou-se ao Conselho Nacional de Educação e Reabilitação dos Deficientes Visuais e das suas salas de aula saiam os cinco primeiros concludentes do curso primário.
    O ano de 1968 foi marcado pela inauguração do Bloco Cirúrgico Casa da Amizade com a finalidade de proporcionar atendimento oftalmológico aos alunos e a comunidade, e a iniciação do atendimento pedagógico dos internos do Instituto em escolas de ensino regular.
    Desde a doação do prédio da escola, o Instituto funciona em regime de internato, externato e semi-internato já tendo recebido 364 alunos deficientes visuais. Em 1973 foi criado o Centro de Olhos Sociais do Ceará.
    Com a morte do seu fundador, em 1976 passou ser chamado, numa homenagem a este, Instituto dos Cegos Dr. Hélio Ferreira. Atualmente dá assistência a 52 alunos em regime de internato e com a maioria das subvenções recebidas são destinadas à aquisição de material de consumo o Instituto passa por uma situação financeira considerada difícil por seus diretores.
    Todos os esforços são no sentido de garantir recursos necessários para a manutenção dos programas de educação e reabilitação. Para o desenvolvimento dos citados programas, o Instituto conta com uma equipe de  professores e técnicos distribuídos nos setores administrativos pedagógicos, médicos odontológicos, orientação e mobilidade, fisioterapia e socialização. A administração é confiada a um diretor pedagógico e a um vice-diretor que supervisionam todas as atividades escolares e de reabilitação.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC