Jornal O POVO
Domingo - 06-09-1981
Fortaleza - Ceará - Brasil
O ano do deficiente


    Com hasteamento da Bandeira do Brasil e execução do Hino Nacional , o desfile da Avenida Bezerra de Menezes, foi aberto às oito horas, pelo General Antônio da Silva Campos. Comandante da 10ª Região Militar. Num palanque armado em frente ao portão da Comissão Regional de Obras. A solenidade contou com a presença de uma guarnição militar, e um pelotão de porta-bandeiras de todos os colégios que desfilaram, pouco depois.
    A parada começou com a exibição do Instituto dos Cegos Doutor Hélio Góes Ferreira, que prestou uma homenagem as Forças Armadas, através de um pelotão de Infantaria. A Escola de 1º Grau Monsenhor Dourado, apresentou-se em seguida, exaltando o Ano Internacional do Deficiente Físico, com a participação de alunos deficientes, que desfilaram em cadeiras de rodas e usando moletas. Com faixas exibindo frases de vultos de história, como "Cumpri minha palavra, morro pela liberdade", "Crendo e caminhando construiremos nosso Brasil", a Escola contou ainda com pelotões de representações esportivas.

Foto do Jornal O POVO
Os deficientes tiveram participação
ativa no desfile

    Numa demonstração de organização e sentimento cívico, o Colégio Deoclécio Ferro, abrilhantou o desfile daquela Avenida, com uma alegoria criativa e bem cuidada, com alas constituídas, onde estavam representados vultos da História, ligados na libertação dos escravos e a Independência do País. Numa exibição demorada, o Colégio se apresentou com grande número de alunos. Saudando a "tradição e expansão do ensino" o colégio Pe Champagnar deu prosseguimento ao desfile da Avenida Bezerra de Menezes, que contou com apresentação de 17 estabelecimentos de ensino, da rede particular e oficial da capital cearense.
    Com a presença do prefeito Lúcio Alcântara e várias autoridades educacionais, o desfile da Avenida Senador Fernandes Távora foi iniciado com o colégio Gustavo Pádua, em frente ao qual foi armado o palanque oficial. Reunindo 12 estabelecimentos de ensino, o educandário Felipe dos Santos teve destacada a apresentação cuja alegoria criativa, homenageava vultos da História do Brasil, empresas participantes do sistema educacional e ciclos econômicos de produtos agrícolas do Nordeste.
    Infringindo a proibição da Secretária de Educação do Estado, o Centro educacional 4 de Outubro incluiu em sus coreografia em carro alegórico, onde a Rainha do Colégio num maravilhoso vestido branco abria o desfile de um pelotão de índios, numa das várias manifestações feitas por aquele estabelecimento, as raças que contribuíram para a formação do povo brasileiro.
    Num reconhecimento a ativa participação da mulher, nos diversos momentos da história, o centro educacional Demócrito Rocha, desfilou com um pelotão de belas jovens vestidas com trajes gregos, que num gesto gracioso soltaram pombos em frente ao palanque, no momento em que cumprimentaram as autoridades presentes.
    Além disso, outros grupos representaram a mulher na Marinha, a mulher rendeira, encerrando com um pelotão denominado "Ciclo do Algodão", com moças vestidas em trajes típicos.
    Dezoito colégios integraram o desfile da Avenida Aguanambi, que se iniciou com a apresentação do Instituto Cearense de Educação dos Surdos. Com elas destacando momentos como ciclo do café, da Cana-de-açúcar, do algodão, além de homenagens a personagens da História como Princesa Izabel, D. Pedro I, D. João VI, D. Leopodina e outros, os colégios apresentaram, de um modo geral uma unidade de propostas e temas anfocados, sem que grandes inovações tenham emprestado um colorido especial da Semana da Pátria.
    Sexto estabelecimento a desfilar, a Escola de 1º Grau Visconde do Rio Branco, apresentou-se, contudo, uma excelente demonstração de civismo e organização, com pelotões bem constituídos e disciplinados, além da distinção, conquistada com os alunos em trajes típicos. O desfile encerrou com a apresentação do Colégio Estadual João Hipólito de Azevedo e Sá, que se destacou pelo bom desempenho da banda de música, cuja atuação marcante deveu-se a unidade rítmica e atuação criativa dos seus participantes.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC