Jornal O POVO
Sexta-feira - 30-07-1982
Fortaleza - Ceará - Brasil
Prevenção à cegueira será feita na escola


    Será lançada na próxima terça-feira, no Centro de Treinamento da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a campanha de prevenção à cegueira no pré-escolar, O Secretário de Educação, Danísio Corrêa, já baixou portaria tornando obrigatória a inclusão de ensinamento s preventivos de diversas doenças no campo da oftalmologia na disciplinas normais ministradas pelos estabelecimentos do sistema estadual de ensino.
    A medida é conseqüência de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação com o apoio do Instituto Cearense de Cegos que constatou a existência de doença com o miopia, hipermetropia e astigmatismo em 180 escolares de 5 a 14 anos, considerado um grupo de mil.
    O estudo mostra também que em cada mil alunos dessa faixa etária 70 apresentam perturbações como conjuntivite, estrabismo, ceratites, uveites e outras. O programa de prevenção à cegueira contará com o apoio técnico e científico do Instituto Cearense de Cegos e do entro de Treinamento da Pasta.

A REDE ESTADUAL

    O treinamento de, professores para prevenção da cegueira beneficiará inicialmente as escolas da rede estadual de ensino, de acordo com convênio já firmado entre o Secretário de Educação e Diretor do Instituto dos Cegos, Waldo Pessoa.
    Inicialmente serão treinados 503 profissionais da área do pré-escolar, envolvendo 72 escolas de Fortaleza e do municípios de Caucaia, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Pentecoste e Maranguape. O objetivo do programa é identificar na criança em idade pré-escolar as deficiência visuais, os distúrbio emocionais provocados pela doença visual e seus efeito, em prejuízo do desenvolvimento da personalidade, da motricidade e da educação.
    O médico Waldo Pessoa, autor do projeto de treinamento, acha que a professora habilitada tem condições de identificar os problemas oftalmológicos, de modo a corrigir precocemente. as deficiências, antes do agravamento das condições de saúde do educando. Os alunos que têm carência de visão, segundo o médico, devem merecer um tratamento diferente exigindo-se para ele mais condições de luz, um local mais próximo do quadro negro e a atenção especial da professora.
    A primeira bateria de treinamentos será realizada em agosto e setembro e a segunda ocorrerá entre outubro e novembro. Até o início, do próximo ano, o Secretário Danísio Corrêa deverá autorizar o treinamentos para todos os professores de pré-escolar do Estado, de acordo com projetos que estão sendo montados sob a coordenação da diretora do Centro de Treinamento da Educação, Madalena Cavalcante Rêgo.
    O cursos terão duração de 11 horas e estarão inseridos em programação de treinamento do Pré-Escolar, marcados para os períodos de 3 a 7, 9 a 13, 16 a 20, 23 a 25 e 26 de agosto, e de 13 a 24 de setembro. O material a ser distribuído inclui o didático, apostilas, conferências e cópias de urna escala de Shellen, em tamanho grande, doadas por duas óticas de Fortaleza e que serão fixadas em todas as salas de aula do pré-escolar, da rede estadual de ensino.
    O programa dos curso envolverá o seguintes temas: diferença e entre oftalmologia clínica e oftalmologia sanitária; teste de acuidade visual instruções para tomada da acuidade visual cortical, avaliação da presença de estrabismo através de uma adaptação do método de Hirschberg e exercício com os participantes.

Nota de esclarecimento:
- No texto "Instituto Cearense de Cegos" devemos ler "Instituto dos Cegos do Ceará".


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior