Jornal O POVO
Domingo - 27-03-1983
Fortaleza - Ceará - Brasil
Massoterapia assegura trabalho para os cegos


    O Instituto dos Cegos do Ceará realizou entrega dos certificados de conclusão do primeiro curso de massoterapia realizado por aquela instituição, com o patrocínio da Legião Brasileira de Assistência.

   Para o Diretor da instituição, médico Waldo Almeida, o curso ora realizado abre uma excelente oportunidade para os deficientes visuais competirem no mercado de trabalho regular, o que além de lhes proporcionar meio de vida estável, garante uma integração social sólida, como decorrência da valorização do seu próprio labor.

   A função do .massagista já é exercida nos centros mais adiantados do Pais, por um considerável contingente de deficientes visuais, que levam a vantagem de não poderem identificar visualmente seus clientes, muitos dos .quais recusavam esse benefício da massoterapia, pelo incômodo da identificação visual com o seu massageador.

   Para o representante da LBA, Germano de Paula, presente à solenidade, os cinco massagistas que concluíram, este primeiro curso estão em condições para competir no nosso mercado, que pode ser ainda mais ampliado se os hospitais abrirem suas portas para eles, que esperam apenas uma oportunidade para provar sua aptidão.

   Adiantou ainda Germano de Pauta que os dirigente hospitalares poderiam também aproveitar a excelente força de trabalho que o deficientes visuais possuem no exercício da função de reveladores de chapas radiográficas, tal a sua identificação natural com as câmaras escuras dos laboratórios.

   Esta seria uma forma de permitir que os deficientes vencessem a barreira da dificuldade que tem encontrado até aqui para incorporar-se ao processo de produção, exercendo um atividade que têm capacidade de desenvolver até com mais perícia e perfeição, tal agudeza do tato que deficiência visual proporciona.

   Concluíram o primeiro curso de massoterapia Hugo de Oliveira, Geraldo Gomes Barroso, Pedro Ferreira Nunes, Mônica Bessa e Eliano Gino de Oliveira. O Instituto dos Cegos e a LBA já tem planos para a realização de novos cursos no futuro. 


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior