Símbolo do Jornal O POVO
Jornal O POVO
Segunda-feira - 09-11-1992
Fortaleza - Ceará - Brasil

IC faz campanha de proteção a alunos


     O Instituto dos Cegos está lançando a campanha professor, Teste a Visão dos seus Alunos, que será desenvolvida em escolas públicas e particulares de Fortaleza. A data prevista seria de 6 a 13 de Dezembro, mas com muitos colégios já terão encerrado o ano letivo nesta data, o período da campanha ainda está em aberto.
     A Diretora do Instituto dos Cegos, Josélia Almeida, explica que a campanha consiste na colocação de escalas Snelle (aquelas com letrinhas, usadas por oftalmologista) em cada sala de aula. Os próprios estudantes, orientados pelos professores farão a avaliação sobre o grau de visão. Caso seja constatada alguma deficiência ocular, o professor encaminha um aviso para o pai, par a que este leve o filho a um oculista.
     Josélia diz que esse tipo de campanha já foi realizado em 1982, mas não houve uma continuidade. Para que tudo dê certo, o Instituto dos Cegos enviou ofícios a diversos colégios da capital convidando-os para uma reunião preparatória. Para os colégios, a campanha sai a um custo zero, já que as tabelas devem ser doadas por ópticas. Nesse sentido, a Diretora do Instituto apela aos empresários do setor oculista para que entrem em contato com a instituição. "Eles podem usar as tabelas para fazer publicidade de suas ópticas" - avisa.
     Na opinião dela, o ideal, é que os colégios realizem os exames no último dia de aula, quando nas férias, os alunos terão tempo para irem ao oftalmologista. Caso não dê tempo ainda para este ano letivo, outro bom período é no início do ano, de forma que os estudantes comecem as aulas sem problemas de visão.
     O Diretor-Administrativo do Colégio 7 de Setembro, Hélder Medeiros, louva a iniciativa do Instituto dos Cegos e diz que seu colégio realizará a campanha no inicio do próximo ano letivo. Ele explica que a orientação dos técnicos do Instituto dos Cegos, durante as reuniões com representantes do Colégio, é fundamental.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC